da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A importância da parceria entre professor e alunos e o uso de uma ferramenta simples, a anotação, como registro das experiências e possibilidade de reavaliação dos processos usados em sala de aula fizeram parte do encontro ocorrido nesta terça-feira (19), entre 140 diretores da Educação Básica da rede pública de ensino e a pedagoga e escritora, Cecília Warschauer.
Falando sobre "A escola como ambiente formativo para educadores, alunos e comunidade", a professora encantou o público com relatos de sua própria experiência em sala de aula e explicou sobre o quanto escrever o cotidiano, a partir de si, e por meio dos outros, se traduz numa reflexão extremamente positiva para a formação cidadã e da construção da memória compreensiva. Um elo entre a teoria e a prática, segundo explicou.
Esse é um processo capaz de promover a autoformatação do professor que passa a ter uma visão mais avaliativa do trabalho pedagógico e do desenvolvimento infantil no ambiente educacional.
A proposta da pedagoga é a instituição de rodas de diálogo em níveis técnicos, quando se inter-relaciona com o meio, em níveis de partilhamento e mensura cognitiva, quando diretamente ligado aos alunos e, num outro momento, individual.
Em todos os sentidos, para o professor esse registro de atividades, de saberes e comunicações, faz parte da avaliação e do acompanhamento do desenvolvimento da criança, o que possibilita uma percepção mais apurada do seu progresso, das suas dificuldades ou dos obstáculos que enfrentam, favorecendo, de outro modo, que as intervenções sejam o mais salutar e efetivas possíveis.
As rodas e os registros, segundo explicou, são um verdadeiro e dinâmico diálogo com a prática docente e que possibilitam novos questionamentos ou novas respostas para velhas perguntas.