Evento esportivo promove a cultura solidária e ajuda o Natal Sem Fome

19/11/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa OS2 Comunicação

Objetivo do 5º Kart Cross Solidário 2013 é arrecadar mais de R$ 200 mil para o Natal Sem Fome. Evento acontece dia 1º de dezembro, em Araçoiaba da Serra (SP)

 

 

Lama, poeira, ronco de motores, velocidade, adrenalina e espírito esportivo. Esses são alguns dos ingredientes do kart cross, uma modalidade derivada das corridas realizadas em kartódromos que foi adaptada para terrenos irregulares, e que em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, assume uma nobre responsabilidade: levantar fundos para o Natal Sem Fome.

 

O que era uma simples brincadeira entre amigos hoje chega à 5ª edição do KartCross Solidário, uma ação entre empresas de diversos segmentos que unem-se com o objetivo de patrocinar as ações do projeto Natal Sem Fome e que somente em 2012 foi responsável pela destinação de 78 toneladas em alimentos para entidades filantrópicas e famílias em vulnerabilidade social.

 

O evento é organizado pelo ortodontista Paulo Lara, um amante do esporte que já competiu nas principais provas de triathlon do mundo, inclusive em várias edições do Iron Man. O dentista tornou-se um entusiasta da modalidade esportiva e construiu em sua propriedade, localizada em Araçoiaba da Serra, uma pista para as competições de kart cross que realiza periodicamente entre os amigos.

 

Vencedor da edição 2012 do evento, o sorocabano Antonio Carlos Sampaio já ‘comeu’ muita poeira nos principais circuitos de rally pelo país, sendo bicampeão paulista de rallycross country e bicampeão do Rally dos Sertões (categoria production diesel), ambos conquistados em 2006.

 

Para este ano o piloto espera levar o bicampeonato e em tom de brincadeira ‘desafia’ os seus adversários, já que o espírito da competição é outro: a solidariedade. “Para ser campeão no kart cross tem que ter um bom barro, um bom piloto e muita sorte, pois em 2012 eu venci as duas baterias, mesmo saindo em último”, lembra Sampaio.

 

Mas a disputa pelo título promete ser difícil, principalmente se depender dos novatos, como é o caso do piloto Guilherme Torralvo, que traz das competições de motocross a sua experiência para ir em busca do título. “Apesar da minha idade, 24 anos, tenho uma experiência considerável, pois sempre fui um apaixonado por esportes de ação e tento praticar cada vez mais. Fui competidor de motocross por vários anos e hoje me divido entre o kart cross e o skate”, conta.

 

Os pilotos são unânimes em afirmar que é importante existir o espírito esportivo, mas o sentimento de poder ajudar, colaborar com as ações desenvolvidas pelo Natal Sem Fome traz um “combustível” maior ao evento. “É a oportunidade que temos de exercitar a nossa solidariedade e que o KartCross Solidário cada ano seja maior, pois o mundo precisa de ações como esta”, observa Sampaio.

 

A competição

 

As disputas do KartCross Solidário 2013 serão divididas em duas baterias, com 15 voltas cada uma e compostas por 25 pilotos em cada grid de largada. Neste ano existem quatro pilotos lutando pelo bicampeonato da competição e aos vencedores estão reservados troféus e medalhas, sem prêmio em dinheiro, já que o evento é beneficente. “O melhor prêmio é ter a oportunidade de fazer o bem ao próximo”, diz Paulo Lara, resumindo o espírito da festa.

 

Com 700 metros de extensão, a pista é qualificada como muito técnica, principalmente pelo fato de não possuir retas muito longas, tornando as ultrapassagens mais difíceis e os “pegas” mais frequentes. Ela também é considerada uma das mais estruturadas do interior paulista, contando com torre de cronometragem eletrônica e uma oficina completa, que serve de box para os carros.

 

O Kart Cross

 

O kart cross é montado em uma estrutura tubular, em forma de gaiola, a fim de dar maior proteção e segurança aos pilotos. Cada veículo pesa aproximadamente 100 kg e normalmente usa motores Honda de 250 cilindradas e seis marchas, alimentados por etanol. Por ter uma expressiva relação peso/potência, os bólidos atingem velocidades superiores a 100 km/h em grandes retas, apesar das suas características não serem voltadas para a velocidade e sim para a competição em pisos irregulares, com terra, lama e buracos.

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