Beneficiários do Bolsa Família devem fazer acompanhamento na UBS até 13 de dezembro

14/11/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

As família beneficiárias do programa Bolsa Família em Sorocaba, que ainda não cumpriram os pré-requisitos na área da saúde, devem procurar até o dia 13 de dezembro a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, com o cartão do programa, para atender as exigências do programa. As pessoas que não comparecerem nesse prazo poderão ficar sem receber o benefício a partir de janeiro de 2014.

"É importante que todas pessoas atendidas pelo Bolsa Família atendam às exigências do programa. E neste ano muitas famílias ainda não cumpriram suas obrigações na área da saúde", destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes). Atualmente, cerca de 10.400 famílias são beneficiárias do programa em Sorocaba. Desse total, aproximadamente 9.600 famílias não fizeram o acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde.

As famílias beneficiárias, na área da saúde, assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. Já as mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

 

Revisão cadastral também deve ser feita

 

Todas as pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família e que estão há mais de 2 anos sem atualizar as informações devem fazer a revisão cadastral dos dados no Cadastro Único (CadÚnico). Quem não atender à convocação também poderá ficar sem receber o benefício.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, 1.490 famílias em Sorocaba estão nessa situação. Essas pessoas devem procurar o Setor do Bolsa Família para informar qualquer mudança com relação aos dados pessoais e à situação familiar.

Para isso, o titular do cartão Bolsa Família deve apresentar o CPF ou o título de eleitor. Já as demais pessoas da família devem apresentar uma certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou um título de eleitor.

Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do CadÚnico, como comprovante de residência, conta de energia elétrica e um comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola.

O Setor de Bolsa Família funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social (antiga Secretaria da Cidadania), que está localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone 3219.1929.

Compartilhe no Whatsapp