da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Pelo menos 6.200 pessoas visitaram a 5ª Feira de Profissões realizada entre a quinta (7) e a sexta-feira (8), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O número, segundo a Secretaria da Educação (Sedu) é 24% superior ao do ano passado, quando cerca de 5 mil visitaram os estandes da feira.
Realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a Feira de Profissões levou 5,500 alunos das escolas públicas locais para saber um pouco mais sobre dezenas de carreiras, civis e militares. A diferença no montante foi de visitação espontânea.
Além de escolas de idiomas, técnicas e profissionalizantes, o evento teve a participação de instituições de segurança, como a Marinha, por intermédio de Aramar, as polícias Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal.
Para o professor universitário, José Mauro Santana, eventos dessa natureza servem para que os jovens tenham acesso ao maior número de cursos disponibilizados, hoje, no Brasil. Em permanente contato com a juventude, o docente afirma que as desistências e trocas de cursos são muito ais frequentes do que se pode imaginar.
"Isso é sério. Os jovens não sabem o que querem e uma feira como esse ajuda o aluno a saber mais, ter um contato um pouco maior com a profissão e o mercado de trabalho", comentou.
Daí ter levado o filho de 15 anos, João Vitor Santana, que tem em mente fazer Engenharia Mecatrônica ou Eletrônica. Para o garoto, a feira serviu para dar essa noção sobre o que escolher no futuro, já que ainda está no primeiro colegial. Mesmo diante da indecisão, João Vitor está focado em Exatas: "O que tem números, cálculos me atraí e eu sei que quero ir pra esse lado", assegurou.