Mudança no atendimento das UPHs agrada à população

11/11/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Após uma semana da mudança no padrão de atendimento das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste, os resultados já começam a surgir: o tempo de espera pela consulta está menor e os casos têm melhor resolutividade. Por isso, a população em geral aprova o novo fluxo dos casos de urgência e emergência em Sorocaba. Desde o dia 1º de novembro, a UPH Zona Oeste faz exclusivamente atendimentos pediátricos e na UPH Zona Norte estão centralizados os atendimentos aos adultos.

A dona de casa Thaís Paloma, que mora no Jardim Nova Sorocaba, na Zona Norte, levou seus dois filhos para a UPH Zona Oeste na manhã desta sexta-feira (8). Mesmo tendo que buscar o atendimento longe de sua casa, ela estava satisfeita. "Achei que ficou muito bom centralizar os atendimentos pediátricos em um só local. Em poucos minutos meus filhos foram atendidos, gostei muito dessa mudança", disse.

O encarregado de alvenaria Cláudio de Oliveira, morador do bairro Herbert de Souza, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba. "A Prefeitura deve manter os atendimentos nas UPHs desse jeito: crianças em uma unidade, adultos na outra. Está tudo melhor: o tempo de espera pela consulta e o atendimento. Meus filhos foram muito bem atendidos na UPH Zona Oeste", disse.

"Está mais agradável e bem mais tranquilo esperar pela consulta na UPH Zona Oeste. Ficou longe para trazer as crianças para a avenida General Carneiro, mas é inegável que o atendimento infantil está melhor", falou o eletricista Edson Cardoso, morador do Jardim São Lourenzo, Zona Norte.

Na UPH Zona Oeste, nestes primeiros dias do novo padrão de atendimento, o tempo médio de espera pela consulta é de meia hora. Segundo a coordenação da unidade, também diminuiu bastante a procura de adultos na UPH Zona Oeste. Mesmo aqueles que procuraram a unidade por engano foram atendidos e orientados por profissionais da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).

 

Atendimento ao adulto

 

Muitos sorocabanos, que estavam na manhã desta sexta-feira (8) na UPH Zona Norte, também elogiaram a mudança no atendimento. A aposentada Creusa Aparecida Leite, que mora no Jardim Maria do Carmo, na Zona Leste, já tinha passado pelo Acolhimento e aguardava pela consulta com o médico quando deu sua opinião. "Sinceramente, essa centralização dos atendimentos ficou muito melhor. Fui atendida rapidamente, a sala de espera pela consulta está mais vazia, tudo melhorou. Esta mudança tem que continuar", declarou.

O estampador José Rubens Antunes, residente no Jardim Maria Antônia Prado, na Zona Norte, saiu satisfeito após a consulta. "Cheguei muito mal aqui, com falta de ar. O atendimento foi excelente. Em menos de duas horas passei pelo acolhimento e pela consulta. Só demorou este tempo porque fui medicado e fiquei em observação. Antes eu esperava mais de três horas para ser atendido. Para mim, essa mudança só trouxe melhorias", disse.

Na UPH Zona Norte, nesta semana, o tempo médio de espera pela consulta foi de 40 minutos.

 

Adaptação

 

Alguns sorocabanos ainda não se adaptaram à mudança. O administrador de obras Leonildo Seixas, morador do Jardim São Marcos, na Zona Oeste, elogiou a centralização dos atendimentos, porém, acha que ficou complicado para ele, quando precisar, ter de ir até a UPH Zona Norte. "Tenho receio de um dia precisar de atendimento urgente e ter que atravessar a cidade", comentou. Ao ser informado que a UPH Zona Leste seria uma opção mais próxima de sua casa, Leonildo levou em consideração.

O motorista João Antônio Silva, morador do Jardim Atílio Silvano, na Zona Norte, também reclamou da distância para levar seus netos à UPH Zona Oeste. "Ficou muito complicado. Vamos ver se esta mudança vai pelo menos melhorar a qualidade no atendimento", opinou.

Profissionais da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) devidamente treinados estão nas duas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) – Zona Norte e Zona Oeste – passando orientações à população sobre o novo fluxo de atendimento.

Os casos de urgência e emergência que necessitam de transporte estão sendo atendidos pelas ambulâncias do Samu-192. Para os casos classificados com risco baixo e que os pacientes não tiverem condição comprovada de se locomover até a referida UPH, um veículo está à disposição nas duas UPHs para que seja feito este transporte (indicado pelo orientador de fluxo).

Nesta primeira semana, o transporte foi utilizado apenas duas vezes, em um único dia, na UPH Zona Norte. Na UPH Zona Oeste, em sete dias, vinte pessoas foram transportadas para a UPH Zona Norte pela ambulância branca.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que a UPH Zona Leste continua com o atendimento misto, ou seja, atende adultos e crianças.

 

Endereço das UPHs – Casos de urgência e emergência

 

* UPH Zona Norte - Atendimento aos adultos

Avenida Itavuvu, 101

Aberta 24 horas

 

* UPH Zona Oeste - Atendimentos pediátricos

Avenida General Carneiro, 1.670

Aberta 24 horas

 

* UPH Zona Leste – Atendimento a adultos e crianças

Avenida Nogueira Padilha, altura do número 2.585

Compartilhe no Whatsapp