da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Até o dia 31 de outubro, 6.096 micros e pequenos empresários legalizaram sua situação perante a Prefeitura, ultrapassando a marca de 6.000 regularizações prevista para este ano.
O resultado obtido, graças à atuação conjugada dos agentes de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet) com a rede de Casas do Cidadão traz grandes benefícios aos empreendedores.
A contrapartida do tributo que o micro empresário individual recolhe ao Município (R$ 5,00 ao mês) é a extensão a ele e seus dependentes (mulher, filhos) dos benefícios do INSS, ampliando em muito a sua tranquilidade no enfrentamento dos sobressaltos da vida.
Além disso, a regularização abre a ele o acesso aos cursos, consultorias e orientações do Sebrae e aos recursos do microcrédito, capacitando-o a investir na melhoria e na ampliação dos seus negócios.
Houve um tempo em que se celebrou a importância da economia informal que, segundo se dizia a época, fazia a grandeza da economia de países como a Itália.
Em anos recentes, trabalhando com conceitos modernos e avançados de apoio à micro e pequena empresa e, mais recentemente, com legalização da figura do microempreendedor individual, o Brasil conseguiu fazer melhor. Regularizou suas pequenas empresas e criou, em benefício do micro e pequeno empreendedor, vantagens que fazem dele um personagem reconhecido e muito importante na economia do Município.
*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 6 de novembro de 2013