da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Aconteceu nesta quinta-feira (7) o III Seminário de Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente de Sorocaba no câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizado pela Unesp, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o Sindicato Rural e o Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa), o evento teve como tema "Sensibilização sobre a importância da integração agricultura, urbanização e meio ambiente para o desenvolvimento e qualidade de vida".
O objetivo foi de promover a discussão sobre a interação agricultura, urbanização e meio ambiente para o desenvolvimento da cidade. Nos últimos anos a região de Sorocaba vem registrando crescimento econômico e industrial significativo. O desenvolvimento acontece de maneira difusa e sem a discussão da ocupação do espaço possibilitando seu desenvolvimento econômico com diferenças sociais e elevado custo ambiental. Surge, dessa maneira, uma discussão natural do processo de desenvolvimento: a qualidade de vida.
O primeiro palestrante foi o agrônomo e extensionista Afonso Peche Filho, que falou sobre "Agricultura Urbana: Contexto e Desafios". Para ele, as atividades agrícolas têm que estar presentes na cidade e no campo, por isso deve ser pensado na equidade territorial. "Hoje os planos diretores privilegiam ações pensando na expansão urbana e não em ambientes saudáveis. A agricultura urbana pode contribuir para o desenvolvimento das cidades", afirmou.
Em seguida, a agrônoma Ana Teresinha Maranha Peche faz a apresentação do projeto de Agricultura Urbana: Delícia de Reciclagem, uma alternativa para gestão de resíduos sólidos difusos nos centros urbanos. Por último, foi realizado um debate sobre os temas apresentados, com a mediação do professor Admilson Irio Ribeiro, da Unesp, e o arquiteto e empresário rural Iwao Akamatsu, presidente do Comapa.