da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Realizado pelo segundo ano consecutivo no Parque Tecnológico, o evento pretende ajudar os estudantes na decisão sobre a vida profissional
Estudantes do Ensino Fundamental e Médio poderão conhecer um pouco mais sobre profissões e seus mercados de trabalho, nestas quinta (7) e sexta-feiras (8), durante a realização da 5ª Feira de Profissões da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e de Desenvolvimento Social (Sedes). O evento acontece das 8h às 22h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com entrada gratuita.
Na área destinada à feira, mais de 50 instituições de ensino, empresas e organismos militares exporão materiais explicativos, levarão profissionais para conversar com os estudantes e farão demonstração de funcionamento de equipamentos e instrumentos relacionados às áreas de atuação.
A Feira de Profissões é a única organizada por uma instituição pública e, a cada ano, tem crescido o número maior de participantes. A expectativa para esta edição é de pelo menos 5 mil visitantes. Apesar de direcionada aos alunos da rede pública, a feira é aberta ao público estudantil da cidade e da região.
Para a responsável pelo evento, Regina Célia Tardelli Ribeiro, a feira oferece a oportunidade de os estudantes e pré-vestibulandos conhecerem um pouco mais sobre profissões, descobrindo, inclusive, novas áreas de atuação e novas possibilidades de desenvolvimento profissional. Além disso, a 5ª Feira da Profissões vai ajudar os visitantes a conhecer, também, escolas de várias modalidades e que estão disponíveis no município mas que, nem sempre, são conhecidas dos estudantes.
Estandes e palestras
Junto com empresas, faculdades, universidades e escolas técnicas, a Feira de Profissões vai contar com a presença de representantes da Marinha do Brasil, por intermédio da Unidade de Aramar, que vai apresentar um protótipo de submarino e falar sobre a carreira militar; bem como da 14 Circunscrição do Serviço Militar (CSM) e das Polícias Militar e Civil de São Paulo.
Oficineiros do projeto Território Jovem, da Secretaria de Desenvolvimento Social, também levam seu talento e ideias à feira.
Um simulador de voo deverá chamar a atenção dos mais audaciosos e interessados no mercado da aviação comercial.
Nos dois dias do evento, ainda serão ministradas várias palestras e os interessados, que estiverem em dúvida, poderão fazer um teste vocacional.
Para facilitar o acesso dos visitantes, a Urbes - Trânsito e Transporte disponibilizará veículos extras para o Parque Tecnológico.
Veja no link os horários da realização das palestras: Palestras - Feira de Profissões.