da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta quarta-feira (6), das 8h às 17h, pelo telefone 3316.1647, ou no próprio evento, antes do início das atividades
Nesta quinta-feira (7), das 8h30 às 12h30, será realizado o 3º Seminário de Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente em Sorocaba. Com o tema "Sensibilização sobre a importância da integração agricultura, urbanização e meio ambiente para o desenvolvimento e qualidade de vida", o evento será realizado no câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizado na avenida Três de Março, 511, no Alto da Boa Vista.
Realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, o Sindicato Rural e o Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa), o objetivo do seminário é promover a discussão sobre a interação agricultura, urbanização e meio ambiente, para o desenvolvimento da cidade.
Nos últimos anos a região de Sorocaba vem registrando crescimento econômico e industrial significativo. O desenvolvimento acontece de maneira difusa e sem a discussão da ocupação do espaço possibilitando seu desenvolvimento econômico com diferenças sociais e elevado custo ambiental. Surge, dessa maneira, uma discussão natural do processo de desenvolvimento: a qualidade de vida.
O seminário começa às 9h com palestra do agrônomo e extensionista Afonso Peche Filho, tendo como tema "Agricultura Urbana: Contexto e Desafios"; às 10h30, a agrônoma Ana Teresinha Maranha Peche faz a apresentação do projeto de Agricultura Urbana: Delícia de Reciclagem, uma alternativa para gestão de resíduos sólidos difusos nos centros urbanos.
Já o período das 11h30 às 12h30 será reservado aos debates sobre os temas apresentados, tendo como mediadores o professor Admilson Irio Ribeiro, da Unesp, e o arquiteto e empresário rural Iwao Akamatsu, presidente do Comapa.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o seminário é dirigido a estudantes e profissionais da área ambiental, arquitetura, urbanismo e produtores rurais. A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta quarta-feira (6), das 8h às 17h, pelo telefone 3316.1647, ou no próprio evento, antes do início das atividades.