Prefeito visita área em recuperação ambiental do Parque de Biodiversidade

4/11/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio visitou, na manhã desta sexta-feira (1), o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade "Marco Flávio da Costa Chaves", localizado em área anexa ao Parque Tecnológico, na Zona Norte. O objetivo foi o de conhecer e verificar o andamento do plano de manejo que está sendo realizado desde julho deste ano na primeira unidade de conservação de Sorocaba.

Acompanhado da secretária de Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho, do secretário chefe de Gabinete, Rodrigo Maldonado, e do diretor de Gestão Ambiental da Sema, Vidal Dias da Mota Junior, o prefeito percorreu, de carro, vários pontos do parque, conhecendo a vegetação nativa e também o trabalho de recomposição ambiental que ali está sendo realizado.

Pannunzio classificou como muito importante o trabalho que vem sendo realizado no parque, que garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e ainda cerca de 150 diferentes espécies de animais e outras 63 espécies arbóreas. Além da recuperação da mata nativa, está sendo feito o manejo de 60% dos eucaliptos existentes em 56 dos 63 hectares de área do parque.

A secretária Jussara de Lima Carvalho também destacou o trabalho de recuperação ambiental, iniciativa pioneira em Sorocaba. "Pelo menos nesse nível, acredito que nunca tenha sido feita em nossa cidade. A previsão é que em três anos teremos a maior parte do parque recuperada com o plantio de espécies arbóreas nativas", disse ela.

A iniciativa tem investimento de cerca de R$ 700 mil, originários da Toyota como compensação ambiental pela implantação do complexo industrial de Sorocaba. Todas as mudas, que estão sendo utilizadas no plano de manejo, são produzidas nos viveiros municipais que são consorciados às Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais/SOS Eco.

 

Sobre a unidade de conservação

 

Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade tem como função principal proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

Compartilhe no Whatsapp