da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Desde a última quarta-feira (30), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está capacitando 30 servidores públicos municipais, entre funcionários administrativos e coordenadores de unidades da pasta, para operar o Cadastro Único (CadÚnico) - mapa social do Governo Federal, que contém as informações que os munícipes declaram sobre a sua situação socioeconômica. O treinamento acontecerá até esta sexta-feira (1º), das 8h às 17h, na Escola de Gestão Pública "Dr. José Caetano Graziosi", no Alto da Boa Vista.
Atualmente, o cadastro é feito na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na avenida Santa Cruz, 116, no Centro. O objetivo da vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, é que esse cadastro seja descentralizado, ampliando as possibilidades de cadastramento da população mais carente da cidade, permitindo a inserção dessas pessoas em programas de complementação de renda, como o Bolsa Família.
Com o treinamento dos funcionários, até o final deste ano, o cadastro poderá ser feito também nas atuais quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Cras Zona Norte I (Parque das Laranjeiras), Cras Zona Norte II (Vila Helena), Cras Zona Oeste I (Jardim Ipiranga) e Cras Zona Oeste II (Nova Esperança); e nas duas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): Creas Zona Norte (Vila Carvalho) e Creas Zona Oeste (Trujillo).
De acordo com a vice-prefeita, outros 30 funcionários receberão o treinamento nos dias 6, 7 e 8 de novembro. "Nós vamos implantar mais cinco unidades de Cras até o primeiro semestre de 2014. Com essa capacitação que estamos fazendo já teremos funcionários habilitados para operar o CadÚnico também nessas novas unidades", explica.