da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O trabalho realizado pelos 18 Agentes de Desenvolvimento de Sorocaba será apresentado no II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (Enad), que acontece em Foz do Iguaçu. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que classifica Sorocaba como cidade modelo na atuação dos Agentes de Desenvolvimento.
A incorporação dos Agentes de Desenvolvimento ao quadro das prefeituras brasileiras está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Em Sorocaba eles têm atuação destacada tanto no atendimento no Espaço Empreendedor, como nas visitas periódicas que fazem aos empreendedores instalados na área urbana.
Graças ao trabalho dos 18 Agentes de Desenvolvimento, Sorocaba já contabiliza mais de 18 mil empreendedores formalizados desde 2010. O papel desses profissionais é estratégico e de fundamental importância. São servidores públicos preparados para mobilizar e levar temas de interesse dos pequenos negócios.
O II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento foi aberto às 8h30 desta terça-feira (29), pelo gerente nacional da Unidade de Desenvolvimento Territorial, André Spinola. Além da apresentação de cases de sucesso, o jornalista, escritor e comentarista Luciano Pires, apresentou a palestra magna "O Meu Everest". Outro destaque do evento foi a palestra "Atuação em Redes para o Desenvolvimento Territorial", com Martha Gabriel, ganhadora de 11 Prêmios iBest entre 1998 e 2005 e coordenadora e professora do MBA em Marketing da HSM Educação.
Após a apresentação de cases de Agentes em várias regiões do Brasil, na parte da tarde teve apresentação de painéis de experiências internacionais de Desenvolvimento Econômico local, com: Roberto Martinez de Guereñu ‒ Diretor geral do Departamento de Desenvolvimento Econômico Vitoria-Gasteiz, País Basco, Espanha; Roberta Dall'Olio, responsável pelas áreas políticas da Europa, da União e Cooperação Internacional, Bolonha (Itália). Moderador: Augusto Braun – Coordenador Técnico do Convênio Sebrae/CNM
As atividades de encerramento foram: Painel "Inovar para desenvolver: os desafios da gestão pública moderna", com André Spinola, gerente nacional da Unidade de Desenvolvimento Territorial; Cecília Miranda, gestora nacional da Implementação da Lei Geral das MPE nos municípios brasileiros, atuando como moderador Luiz Marcelo Padilha, que é coordenador de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial no Sebrae/PR.