Plano de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil foi debatido em audiência pública

28/10/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta sexta-feira (25), a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), participou da audiência pública para debater o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil de Sorocaba. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e foi presidido pelo vereador Izídio de Brito.

Lançado no último dia 7, o plano estabelece metas e ações a serem trabalhadas até 2018, que incluem medidas preventivas, responsabilidade, estudos e pesquisas, comunicação e atendimento às vítimas e seus autores. "Acompanhei de perto todo o trabalho da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual. Essa é uma questão muito importante e complexa", destacou a vice-prefeita.

Conforme Edith, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) está sendo organizado no município, inclusive o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que é uma unidade que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. "Nosso maior desejo é que existam redes em Sorocaba e que ela funcione, onde cada um saiba o seu papel", completa.

Durante o evento, Daniela Valentim, diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), falou sobre o trabalho desenvolvido desde 2008 como a criação da Semana Municipal de Combate à Pedofilia e da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual (CMEVS), em 2011; até a elaboração do plano.

Ione Aparecida Xavier, presidente da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual, ressaltou que, durante os 3 anos de elaboração do plano, a equipe pensou no que seria mais importante para o município e na aproximação dos parceiros que fazem parte dessa problemática.

Ela também destacou a especificidade desse tipo de violência. "Essa violência deixa marcas muito profundas na vida da vítima", afirma. Uma das questões do plano, por exemplo, é garantir o atendimento psicológico individual a essas crianças vítimas de abuso sexual.

O documento ficará disponível nos próximos 15 dias no Portal da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br) para consulta pública e, durante este período, as pessoas poderão enviar sugestões para os e-mails: contato@cmdcasorocaba.org.br (CMDCA) cmves2008@gmail.com (CMEVS).

Estiveram presentes na audiência os vereadores Rodrigo Manga e Luís Santos, integrantes da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria da Educação, Conselho Tutelar, do Judiciário, entidades ligadas à área, entre outros.

Compartilhe no Whatsapp