da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
ETA/Cerrado terá operações paralisadas no dia 3
Dos 4.611 metros lineares previstos para o traçado do novo anel de distribuição de água para a zona norte da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) concluiu nesta sexta-feira (25/) o primeiro quilômetro, num total de 167 tubos já assentados, cada um medindo 6 metros de comprimento.
A obra, que teve uma primeira etapa concluída no mês de julho, com a travessia dos tubos sob as pistas da Avenida General Carneiro – em frente a Estação de Tratamento de Água (ETA/Cerrado) -, e foi retomada em setembro último, tem sido bastante complexa devido ao tráfego de veículos e às interferências encontradas na abertura das valas, como tubos e dutos da Telefonica, GasNatural, CPFL e do próprio Saae.
Depois de atravessar a General Carneiro em frente à ETA, a implantação dos tubos seguiu pela Rua Joaquim José Batista Ferreira e Avenida Américo Figueiredo, e neste momento a frente de trabalho se encontra na Alameda das Miltônias, no Jardim Simus. Na sequência, ainda de acordo como o traçado determinado pelo setor de topografia da autarquia, o novo anel adutor seguirá pelas Alamedas dos Unsidiuns e Acácias; Ruas Professora Yvonne Túnis Soares e Bernardo Medeiros; e Avenidas Adão Pereira de Camargo, Angélica e Santos Dumont, onde será interligado a um sistema já existente.
De acordo com o projeto elaborado pelo corpo técnico da autarquia, o novo anel de distribuição é composto por tubos de 600 milímetros de diâmetro, em ferro fundido, e vai possibilitar uma nova "injeção" de água no sistema que distribui água tratada para a região mais populosa da cidade.
ETA vai parar no dia 3
Juntamente com esse novo anel de distribuição, o Saae vai substituir todo o sistema de bombas de recalque da ETA/Cerrado, implantando novos equipamentos de maior potência, possibilitando um ganho de 48% na capacidade de bombeamento de água para toda a cidade.
Esse trabalho de substituição dos cinco grandes conjuntos de bombas e seus componentes será realizado em etapas, visto que existe a necessidade de paralisação das operações da Estação de Tratamento, e a primeira delas está marcada para o próximo dia 3 de novembro (domingo), a partir das 6h, com previsão de término para 16h, fato que refletirá na interrupção da distribuição de água.
Nesta primeira intervenção, serão substituídos os quatro atuais transformadores de 500 kW cada um, por outros novos de 1.000 kW, e seus respectivos cabos aéreos.
Devido à paralisação da principal ETA da cidade, responsável por 95% do abastecimento de Sorocaba, a autarquia está prevendo dificuldades na distribuição de água também nos dias subsequentes à intervenção, visto que é necessário um espaço de horas até que o sistema seja totalmente recuperado, motivo pelo qual a orientação é para que a população mantenha os reservatórios de seus imóveis na capacidade máxima na véspera do serviço programado e a partir de então passe a fazer uso da água com a máxima economia.