da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) de Sorocaba, Edith di Giorgi, na ocasião representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, e o secretário da Saúde, Armando Raggio, anunciaram na manhã desta quarta-feira (23), o funcionamento da primeira Residência Terapêutica no município, após a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que visa a elaboração de um plano de ação para a desinstitucionalização e adequação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade.
O anúncio foi feito durante a abertura da segunda reunião técnica ampliada da Comissão de Acompanhamento e Monitoramentodo TAC, que foi realizada no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura e teve justamente como tema "Serviços Residenciais Terapêuticos: Garantir o direito e a liberdade de morar e viver nas cidades". Entre os presentes, também estavam representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, dos conselhos estaduais e federais de Psicologia, do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a coordenadora adjunta da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Fernanda Nicácio.
A primeira Residência Terapêutica após a assinatura do TAC está localizada no bairro Parada do Alto, na Zona Leste de Sorocaba. A casa receberá moradores em processo de desinstitucionalização, a partir da intervenção da Prefeitura no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz. Edith fez a entrega simbólica da casa, repassando as chaves da residência aos novos moradores. "Este é um dia histórico para a cidade e estamos muito satisfeitos com mais esta conquista. Porém, sabemos que nosso desafio é grande e continua. Por isso contamos com apoio dos Governos Estadual e Federal nesta luta", comentou a vice-prefeita.
"Estamos apenas começando a efetivar as ações de cumprimento do TAC. Este desafio é inquestionável e queremos compartilhar os resultados favoráveis desta empreitada para toda a região, ao Estado, ao Brasil. A entrega desta casa hoje é uma experiência que nos revitaliza e nos reanima neste desafio", completa Raggio.
Após a entrega das chaves, os trabalhos da comissão tiveram início e se estenderam até o período da tarde. Além de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora, também participaram representantes de outras cidades.