da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A programação do domingo (20) do projeto "Viva o Centro", da Secretaria da Cultura (Secult), além dos espaços coletivos de atividades para crianças e adultos, que começam a funcionar as 14h, na Praça Frei Baraúna, no Centro, ainda trará massagens e meditação para promover relaxamento aos frequentadores.
Durante todo o dia, das 14h às 19h, no Espaço Bem-Estar, acontece a Massagem Tuiná e a aplicação de Reiki. A técnica Tuiná desbloqueia ou favorecer o fluxo de qi (energia) e de sangue nos Meridianos onde possa existir alguma enfermidade, restabelecendo o equilíbrio energético em particular ou no geral. Já a meditação e a orientação "Escolha a Calma", que começa às 18h, trabalha o indivíduo em função da paz interior e, a partir daí, nas relações com o mundo externo.
Dança e música
Ainda em se tratando de saúde emocional, o "Viva o Centro" traz uma aula de dança de salão para aquecer os participantes nos passos da boa música nacional. A partir das 15h, os interessados podem aprender os ritmos dessa modalidade e, na sequência, às 16h, praticar o aprendizado junto ao Grupo Choro e Seresta, atração musical do "Viva a Praça". O Grupo Choro Seresta Sorocaba é composto por nove integrantes, sendo quatro cantores, e tem uma história de mais de dez anos.
Mas para aqueles que preferem o ritmo quente da percussão, das 14h30 às 15h30, o grupo Maracatu de Vila Leão mostra a batida frenética, originada nas congadas; cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação Negra. Originário do estado de Pernambuco, e também conhecido como Baque Virado, o maracatu usa tambores grandes, chamados alfaias (pulso do Maracatu), acompanhados de caixas, taróis, ganzás e um gonguê.