Outubro Rosa - 'Mulher Negra Mulher' mostra brasilidade e chama à consciência

23/10/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Até o próximo dia 1 de novembro, na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", das 8h às 17h, o sorocabano poderá conferir um trabalho que une a beleza feminina à conscientização da Luta Contra o Câncer de Mama. A exposição "Mulher Negra Mulher", do fotógrafo Murilo Borges, traz 40 fotos em tamanho 35 x 40, numa valorização da feminilidade em fortes traços da descendência africana, ponteada pelas cores e formas fortes na indumentária produzida pelo artista.

Mineiro de nascença, Murilo aproveitou a necessidade de um trabalho de faculdade para organizar o material, usando e abusando, justamente, da mineirice de amigas e de outras desconhecidas com as quais cruzou durante as férias de meio de ano, em Descoberto-MG.

A satisfação com o resultado não poderia ficar limitada à área acadêmica e Murilo Borges trouxe as fotos para a Biblioteca Municipal. Indo um pouco além, pensando no compromisso social da profissão, expandiu a mostra à necessidade de conscientizar o público feminino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. "Foi uma forma de integrar o projeto Outubro Rosa, que movimenta o país e faz pensar numa importante questão da saúde da mulher", contou.

Retratadas em espaços abertos, nas fazendas de café e de cachaça de Minas, as dez  mulheres fotografadas são a cara da brasileira; cada uma tem profissão distinta, mas nenhuma é modelo. "A beleza que quis mostrar era da mulher que a gente encontra na rua, atuando em todas as áreas, não aquela que é preparada para posar", contou.

A Biblioteca Municipal fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, ao lado da Prefeitura. Informações pelo telefone 15 – 3228.1955.

Compartilhe no Whatsapp