da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Cultura e Lazer, abre na segunda feira (21), na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", a mostra "Brinquedos e Brincadeiras", reunindo 62 brinquedos brasileiros. São, desde os licocós - brinquedos indígenas de barro, aos tradicionais de muitas infâncias, como peteca e ioiô, passando para os brinquedos em miniaturas de parquinhos, como a roda gigante, o carrossel e jogos de parque.
O objetivo da exposição, segundo o coordenador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao é valorizar a mão do artista brasileiro ao produzir brinquedos utilizando materiais como madeira, barro, latas e outros objetos. O visitante poderá ver o trabalho de grandes artesãos da região, como Afonso Celso de Oliveira e Ademir, de Sorocaba, de Carlos Castelhano, de Votorantim, e de Júlio Cesar Colaço Sani, de Araçoiaba.
Outra proposta da "Brinquedos e Brincadeiras" é promover a interatividade. Ali, no espaço, eles não estão ao alcance apenas dos olhos, de acordo com Incao, a maioria dos brinquedos "são para mexer e, principalmente, brincar muito". A exposição permanecerá aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, até o dia 22 de novembro.
Atividade todo dia
Em paralelo à mostra, a Biblioteca Infantil ainda desenvolve, às terças e sextas-feiras, o projeto Brincadeiras de Quintal, ocupando a área externa do prédio com brincadeiras e jogos tradicionais monitoradas por técnicos da própria unidade. As atividades acontecem das 14h às 16h e são gratuitas. Para quem busca entretenimento, também às quartas-feiras, das 9h às 19h e das 14h às 16h, acontecem as oficinas de dobraduras, destinadas às crianças de 7 a 12 anos.
No mês de outubro, a cantora Márcia Mah estará se apresentando na BI com o projeto "Ecos de 22", em parceria com grupo Iby-Soroc. O espetáculo traça uma trajetória musical da Semana de Arte Moderna de 1922 aos dias de hoje, por meio de apresentações musicais e bate papo sobre o tema. Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) o projeto de Márcia Mah acontece todas as sextas, às 9h e às 14h, e aos sábados, às 17h. A entrada é gratuita e a Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 681, no centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.