da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Técnicos trabalham na montagem do superguindaste, que será usado para a transposição das vigas do viaduto sobre a ferrovia, na Rua Humberto de Campos. Esse viaduto, que interligará essa rua com o prolongamento da Avenida Afonso Vergueiro, é o ponto final do Complexo Viário "Mário Covas", que faz parte do programa Sorocaba Total.
Iniciada na última terça-feira (15), a operação de montagem levará quatro dias, caso a chuva não volte a atrapalhar e obedece a um plano de segurança para os trabalhadores e também de pedestres. O superguindaste, com capacidade para até 900 toneladas, ficará sob uma plataforma de esteira. Fará a transposição das seis vigas, que têm 46 metros de extensão e pesam 120 toneladas cada, até a cabeceira viaduto.
Assim que seja concluído o trabalho de montagem, uma operação especial envolvendo também a Urbes e Guarda Municipal será realizada para isolamento da área onde o guindaste trabalhará. O engenheiro José Mendes Netto, da Prefeitura, destaca que a medida visa garantir maior segurança de todos, principalmente dos cidadãos devido aos riscos.
Tão logo seja concluída essa última etapa da obra, vai melhorar sensivelmente o fluxo viário naquela região, facilitando principalmente para os motoristas que vêm das regiões Vila Barão, Jardim Nova Esperança e Jardim Zulmira, com destino às avenidas General Carneiro e Afonso Vergueiro.
Conforme o projeto do Sorocaba Total, o Complexo Viário "Mário Covas" começa na Av. Adão Pereira de Camargo, nas proximidades do Aeroporto, acessando a Av. Pército de Souza Queiroz, atravessando a Vila Barão e o Jardim Zulmira, até a Rua Humberto de Campos, no cruzamento com a Av. Afonso Vergueiro. A previsão é a de que todo esse trecho esteja concluído até janeiro do próximo ano.