Sorocaba ganha obras de arte em bocas de lobo

16/10/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Algumas ruas de Sorocaba ganharam cores com a realização de uma das atividades do "The Big Draw - O Grande Desenho" 2013, que aconteceu nesta terça-feira (15). Durante todo o dia, 12 artistas plásticos percorreram alguns pontos da cidade e utilizando criatividade e técnica grafitaram bocas de lobo. Além disso, três pontos de ônibus estão recebendo na noite desta terça-feira colagem de pôsteres, feitos a partir da técnica do lambe-lambe.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), "The Big Draw" tem como objetivo envolver os participantes através do desenho, sendo uma ferramenta para o pensamento, a criatividade e o engajamento sociocultural. A ação desta terça-feira teve parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenadoria da Juventude, que fez toda a supervisão da equipe de artistas. O trabalho inclusive foi autorizado pela Urbes – Trânsito e Transportes e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Utilizando a criatividade dos artistas e o grafite como expressão artística, a ideia dessa intervenção foi de modificar o ambiente da cidade e propor à população um novo olhar sob o cenário urbano. "A nossa intenção foi também fazer o cidadão refletir sobre sua reponsabilidade no cuidados dos equipamentos públicos", destacou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária da pasta de Desenvolvimento Social.

De acordo com Larissa Gallep, assessora técnica da Sedes, a experiência foi um sucesso. "A nossa ideia é fazer outras intervenções urbanas como essa e estamos pensando também em fazer um encontro de grafite em 2014", comentou.

A experiência

Para a artista plástica Daiane Oliveira, mais conhecida como Dah F. Oliveira, a experiência foi muito legal. "Achei bem bacana tudo isso, além de termos obras de arte pela cidade, essa iniciativa também ajuda a tirar o preconceito que as pessoas têm do grafite", comentou.

Ela foi a responsável por ilustrar uma das bocas de lobo da rua São Bento, que foi inspirada na obra "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, de quem se declarou fã, além de influências do cineasta Tim Burton e da artista plástica Nina Pandolfo.

O designer Pedro Caboatan também participou do "Big Draw" e desenvolveu sua obra de arte na rua São Bento. Utilizando estêncil, a boca-de-lobo ganhou vários rostos de Chico Buarque. "A minha ideia foi de valorizar o artista brasileiro", comentou. Para ele, a experiência foi muito interessante. "Achei muito legal participar dessa iniciativa da Prefeitura e espero que isso tenha continuidade", declarou.

Outra artista plástica que participou da ação foi Francine Lopes, mais conhecida como Flopes. "Essa é uma iniciativa muito legal. A arte urbana transforma o cotidiano das pessoas", destacou.

O vigilante Darci Martins, morador do Jardim Santa Esmeralda, foi uma das várias pessoas que pararam para conferir os artistas fazendo grafite no Centro. "Ninguém repara nas bocas de lobo e isso vai chamar muito a atenção. Além disso, a nossa cidade vai ficar mais bonita. Está aprovada a iniciativa", elogiou.

Entre as vias onde a população pode conferir as obras de arte nas bocas de lobo estão: avenida Domingos Júlio, avenida Antônio Carlos Comitre, rua São Bento, rua 15 de Novembro e ao longo da avenida Dom Aguirre. Já os pontos de ônibus estão na avenida Washington Luiz, rua Gustavo Teixeira e na rua Cônego Januário Barbosa.

Os artistas participantes foram: Gus Bassi, Renê Junior, Dah F. Oliveira, Vivian Barroso, Fernando Jardim, Renato Araujo, Coró AgaVe, Francine Lopes, Pedro Caboatan, Vinícius Ferreira, Francisco Antonio Chanes, Laura e os gêmeos Gustavo e Guilherme Chanes Barbosa.

Compartilhe no Whatsapp