da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Neste mês, o Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" - um dos cartões-postais de Sorocaba - comemora 45 anos de fundação. Para celebrar a data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará uma programação especial a partir deste sábado (12) até o dia 25 de outubro, voltada para toda a população, como simpósio, visitas aos bastidores do Zoo, contação de histórias, homenagens aos animais símbolos do parque e outras atrações.
"Além de comemorar com muita festa o aniversário do Zoológico, que é um dos símbolos da nossa cidade, vamos realizar diversas atividades para diferentes faixas etárias. A primeira atividade da programação será realizada neste sábado, quando será celebrado o Dia Nacional do Lobo-Guará. A equipe do Zoo apresentará pela primeira vez ao público os dois filhotes nascidos recentemente no parque", destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
"Outra atividade muito legal será a realização do 'The Big Draw – O Grande Desenho' no Zoo, onde artistas de toda a região poderão apresentar seus trabalhos grafitando os contêineres do parque", conta Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
Para fechar a programação de aniversário do Zoo, será realizado o simpósio "Educação e Conservação - desafios e possibilidades". "Nesse encontro, especialistas renomados vão tratar sobre a questão da educação ambiental em ambientes não formais e também fazer uma discussão sobre as fundações de zoológicos", ressalta a secretária do Meio Ambiente.
Programação
Para comemorar o Dia Nacional do Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), o maior canídeo da América do Sul, a equipe do Zoo fará, neste sábado às 15h, a apresentação ao público dos dois filhotes machos de lobo-guará nascidos recentemente no parque. Além disso, também serão divulgados os nomes mais votados para os filhotes, através de uma campanha realizada desde setembro com os visitantes do parque. As opções são: Baru, Lupim, Faísca, Apolo, Félix e Chuck. Neste dia, das 10h às 16h, também será realizado pintura de rosto, oficinas de tinta de terra e bolas de semente nos quiosques do parque, além da exposição "A Casa do Lobo-Guará".
De 15 a 19 de outubro, será realizado mais uma edição do "Curtindo o Zoo", quando a comunidade poderá conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do Zoológico e sobre o que acontece em seus bastidores. Nas visitas, realizadas de manhã e à tarde, os participantes terão a oportunidade de conversar com os profissionais que atuam no parque, além de visitar os setores de Biologia e Veterinária, de Educação Ambiental e a cozinha. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo telefone 3227.5454. A inscrição é gratuita.
No dia 19, num sábado, das 10h às 16h, será realizada a Tarde Recreativa no Zoo, que terá uma programação especialmente dedicada às crianças, com jogos e brincadeiras voltadas ao lazer e a educação ambiental.
No dia 20, data em que se comemora o aniversário de fundação do Zoo, os visitantes poderão conferir uma homenagem feita a alguns dos animais símbolos do parque: elefantes, hipopótamos e os lobos-guará. Durante todo o dia, monitores estarão em frente aos recintos desses animais apresentando um pouco da história de cada um deles. Esses animais também serão presenteados com um bolo especialmente elaborado com alimentos da sua dieta.
Nesse mesmo dia, às 15h, a Companhia Artística Semeando Encanto fará contação de história com uma temática socioambiental, utilizando-se da arte-educação teatral e musical, usando figurinos e adereços feitos com materiais reutilizáveis. O objetivo será de promover a sensibilização do público para a necessidade dos cuidados com o meio ambiente e com o próximo. A apresentação será feita no teatro de arena do Zoo.
No dia 21, na segunda-feira, a partir das 10h, o Zoológico participará da edição 2013 do "The Big Draw – O Grande Desenho", uma iniciativa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo qual pessoas de todas as idades utilizam a arte para se conectarem com seu entorno e a comunidade. Para isso, o Zoológico abrirá suas portas para artistas da região que queiram apresentar seus trabalhos grafitando os contêineres do parque. Inscrições devem ser feitas pelo telefone 3227.5454.
Para fechar a programação, nos dias 22 e 23, das 9h às 16h30, será realizado o Simpósio "Educação e Conservação - desafios e possibilidades". O encontro reunirá renomados profissionais que atuam nas áreas da educação ambiental e conservação, com o objetivo de discutir os principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente no início do evento.
A história do Zoo
A história do Zoo sorocabano começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o "Jardim dos Bichos". O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.
Em 1965, a Prefeitura transferiu os animais para as margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua 15 de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o Zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.
Classificado pelo Ibama na "categoria A" entre os zoológicos brasileiros, o Zoo de Sorocaba é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.
Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.
O Zoo de Sorocaba é um dos primeiros do Brasil a realizar programas de Educação Ambiental que, desde 1979, buscam conscientizar, de forma divertida, os públicos de todas as idades. Entre os projetos, destacam-se o Tranzoo, o Clube Conservadores da Natureza, os passeios orientados de escolas, os passeios noturnos, entre outros.
Entre os animais, destacam-se a maior coleção de répteis da América do Sul, a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil e as altas taxas de natalidade de espécies em extinção, por exemplo, mico-leão de cara-dourada, antas, cervos, serpentes, papagaios, hipopótamo e lobo-guará.