da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Diante da paralisação dos funcionários das agências bancárias por todo Brasil, o Procon Sorocaba orienta os consumidores a tomar algumas atitudes visando minimizar o impacto da falta do serviço.
Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é, também, a de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e solicite opções de formas e locais para pagamento.
"O consumidor pode solicitar que sejam disponibilizados pagamentos por meio da internet, diretamente na sede da empresa, em casas lotéricas ou um código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos", especificou o diretor do órgão local, Domingos Paes Vieira Filho.
Segundo ele disse, qualquer pedido neste sentido deve ser documentado, seja por e-mail ou por meio de número de protocolo de atendimento, por exemplo. Nos casos em que a empresa ou o fornecedor não atenda ao pedido de tentativa de quitar o débito, o Procon deve ser procurado para o registro de queixa.
Ao mesmo tempo em que orienta, o Procon Sorocaba alerta sobre a importância de o consumidor não adquirir pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve, sem conhecer detalhadamente cada um dos itens que o compõe.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação pode procurar o Procon pelos telefones 0800.148.029 ou (15) 3231.1138 e 3233-7498. Quem preferir atendimento pessoal pode ser dirigir à unidade sorocabana, instalada na rua Nogueira Martins, 513, no Centro.