da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Parque dos Espanhóis, que comemora seus cinco anos de existência no mesmo dia em que as crianças, também, são celebradas - 12 de Outubro, vai festejar a data em grande estilo no próximo sábado (12).
O local, onde funcionava o antigo Centro Social e Urbano (CSU), em Pinheiros, é uma área de mais de 20 mil metros quadrados que presta homenagem a uma das maiores colônias de imigrantes em Sorocaba. E para festejar aniversário e o Dia da Crianças, a Secretaria da Cultura (Secult) montou uma programação especial, das 13h às 19h. Tudo de graça.
As atividades têm início com brincadeiras, gincanas e jogos e os visitantes ainda terão, ao longo do dia, mesas de pinguepongue, pebolim, tabuleiros e xadrez gigante.
A partir das 14h30, o Grupo Nativos Terra Rasgada faz uma apresentação teatral no salão do parque com "As aventuras de Jonas". O espetáculo conta os percalços e aventuras de um jovem cadeirante, que sofre com as atitudes preconceituosas de seus amigos, na sala de aulas. Ao perder seu melhor amigo, o avô, Jonas se vê entristecido e solitário, mas, como num passe de mágica, o velho avô de está de volta pra conduzi-lo em sua última grande aventura, mostrando aos companheiros de Jonas que o menino é igual a todas as outras crianças, capaz de vencer obstáculos e conquistar seus objetivos.
Em parceria com o Sesc Sorocaba, o parque dos Espanhóis também apresenta, a partir das 16h, o show Kinematos, da Companhia ManoaMano. O espetáculo misura o refinamento do circo contemporâneo com as habilidades extremas e o encanto da linguagem de rua, levando o público a um envolvimento total e transformando-o em participante ativo da peça.
Usando de acrobacia, malabares, contato e dança demostram que os anos de treinamento têm domado o movimento levando à sutileza total.
Misturando o refinamento do circo contemporâneo com as habilidades extremas e o encanto da linguagem de rua, Martín Umerez e Ana Clara Manera criam seu próprio mundo onde a gravidade não tem lógica. A companhia ManoaMano não voa, e sabe que nunca voará, mas a sutileza de sua performance leva a crer que isso acontece diante dos olhos de todos.
A festa termina com música. Acompanhado de Marcos Boi ao violino e violão, e da cantora Giovana Mascarenhas, que faz narração e canta, o contador de histórias, Zé Bocca, mostra seu "Contando Canções Para Ouvidos Pequenos". Das 18h às 19h, o artista vai apresentar histórias e canções do universo oral brasileiro, onde o público interage participando, inclusive, no palco. Rimas e trava-línguas também estimulam a interatividade entre todos. No repertório, composições do grupo e do cancioneiro brasileiro.