da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Regimento Interno - 7ª Conferência Municipal de Saúde
Edição deste ano tem um novo formato: no próximo dia 26, ocorrem as conferências locais em cada uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e no dia 9 de novembro, as três conferências regionais. Objetivo do encontro desta terça foi reunir secretários e funcionários de outras pastas para que todos contribuam e participem do evento
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) promoveu, na manhã desta terça-feira (8), a reunião intersetorial de preparação para a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba, que será realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O encontro, que foi aberto pelo secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Edith Di Giorgi, e reuniu ainda os secretários municipais de Educação (Sedu), José Simões de Almeida Júnior; do Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho; da Cultura (Secult), Jaqueline Gomes, e de Esportes e Lazer (Semes), Francisco Moko Yabiku; além de funcionários públicos destas pastas.
De acordo com Raggio, o objetivo desta reunião foi convocar os funcionários públicos, autorizados pelos seus secretários, para que ajudem na divulgação das Conferências Locais, que ocorrerão antes da Conferência Municipal. "Serão 31 Conferências Locais, que serão realizadas simultaneamente no próximo dia 26, das 8h30 às 12h30, em cada uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). É importante que cada funcionário público, dentro de sua área de atuação, avise e convide a população para participar. Aliás, todos eles também devem participar, contribuindo para a construção de políticas públicas de saúde para nosso município", explicou o secretário.
Além disso, os presentes puderam discutir o tema central e os eixos temáticos da Conferência Municipal de Saúde, sugerir ideias e dar opiniões. "A edição desta conferência é ainda mais especial, porque é totalmente do município. Não existem temas estadual nem nacional; toda a pauta do evento é voltada à Saúde de nossa cidade. O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou a realização de uma conferência este ano e queremos que o maior número possível de pessoas participe para discutirmos as propostas para a Saúde da melhor forma", diz Raggio.
Cerca de 150 funcionários da SES, Sedes, Sema, Sedu, Secult e Semes participaram da reunião, que aconteceu no Salão Verde da unidade Seminário da Prefeitura de Sorocaba, que fica na avenida Eugênio Salerno, 100.
Sobre a Conferência
A 7ª Conferência Municipal de Saúde será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). O evento tem como objetivos impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde; avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos e fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas das 7ª Conferência Municipal de Saúde.
O tema central desta edição é "Gestão da Saúde Universal e Integral com Equidade em Sorocaba", contando com três eixos temáticos: "Gestão Plena da Saúde: Consolidação e Desenvolvimento", "Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde" e "Gestão Participativa e Controle Social da Saúde".
A 7ª Conferência Municipal de Saúde será antecedida pela realização das 31 Conferências Locais e pelas três Conferências Regionais, que ocorrerão no dia 9 de novembro, das 8h30 às 17h30, em locais a serem definidos.
O regimento interno da 7ª Conferência Municipal de Saúde, já aprovado pelo CMS, está disponível no portal oficial da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br).