da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Guarda Civil Municipal (GCM) está apresentando no teatro do Sest/Senat, desde o início do mês, a peça teatral "Cada Cidadão tem a sua Obrigação". O espetáculo teatral aborda temas educativos e tem como público-alvo os alunos da rede pública municipal. Questões que tratam dos cuidados com o meio ambiente, com a dengue, bullying, cidadania e a prevenção ao consumo de drogas, além do uso de cerol, fazem parte do roteiro desenvolvido pelos guardar municipais.
"Cada Cidadão" marca a volta do grupo teatral da GCM, após um período de cinco anos sem apresentação. E o melhor desse retorno é que as questões abordadas pelos 'artistas' têm uma importante função socioeducativa, dentro do Programa de Governo Patrulha Escolar Comunitária. As apresentações acontecem em dois horários, às 10h e às 14h e, além das escolas agendadas, quem tiver interesse em conhecer o trabalho da GCM poderá entrar em contato com a Secretaria de Educação (Sedu) para agendamento, no caso das escolas pública, ou diretamente com a Guarda Municipal pelo telefone 15-3212.9400, com Mariano.
Vários foram os 'atores' descobertos pelo grupo teatral da GCM, que começou seu trabalho há cerca de 15 anos. A maioria vivenciou a experiência e voltou às atividades funcionais, dois deles, porém, estão até hoje indo onde as crianças estão: Sérgio Roberto Dias e Alice Maria da Silva. E é o GCM Sérgio que se assume emocionado e feliz com a volta do teatro. Para ele, esse é um dos trabalhos que mais dão frutos, pois as crianças interagem e aprendem as lições de uma maneira divertida. "O tempo passa e muitos, embora já crescidos, nunca esquecem da gente e daquilo que falamos", disse.
Já a guarda feminina Alice, define essa possibilidade de levar o conhecimento às crianças, de forma lúdica, na brincadeira, como algo inexplicável; "é uma coisa que não se pode medir por palavras", comenta.
Na nova montagem do grupo estão os guardas municipais Gerson, Proença, Gláucia, Liuti, Álvaro e Cortez, além do GCM Éden, responsável pela sonoplastia do espetáculo. As apresentações vão até o dia 18, quando, excepcionalmente, serão feitas apresentações em três períodos: sendo às 10h, às 14h e às 19h.
Colaborou: GCM Mariano