Alunos do Projovem Adolescente participam do projeto Cientista Forense

8/10/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nesta segunda-feira (7), alunos do Projovem Adolescente do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Nova Esperança tiveram a oportunidade de conhecer a profissão do repórter e do fotojornalista. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a UFSCar, através do projeto Cientista Forense - Programa Futuro Cientista, e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A aula foi realizada no Cras do Nova Esperança.

O projeto Cientista Forense tem como objetivo descobrir novos talentos para a ciência, desenvolver as capacidades e as habilidades dos participantes, introduzir os adolescentes no universo da pesquisa e estimular o aprendizado. Para isso, eles conhecerão o dia a dia de alguns profissionais e outros detalhes, como a exigência de estudo e de compreender, na prática, como são utilizados conteúdos de química, física e outras matérias cursadas durante o período escolar.

"Nosso objetivo é que os jovens possam perceber a aplicação dos conhecimentos adquiridos; terem contato com as profissões e projetarem o futuro deles", destacou Williana Angelo, assistente social da Sedes e técnica de apoio do Projovem Adolescente.

"Estamos adaptando o projeto para fazê-lo de uma forma mais lúdica, por isso, fizemos a programação onde os jovens poderão vivenciar uma experiência profissional parecida com aquela série de TV: CSI", explicou Williana. A série CSI (Crime Scene Investigation) retrata o cotidiano de um grupo de investigadores judiciais da cidade de Las Vegas (EUA), analisando os locais onde foram cometidos crimes.

De acordo com Williana, cada um dos coletivos do Projovem Adolescente participarão das atividades. Eles ainda receberão instruções sobre direito, perícia técnica e criminal, experimentos de químico e contato com uma cena de crime fictício e um tribunal de júri simulado.

Para falar sobre a área de Jornalismo, foram convidados o jornalista César Barroso, que abordou sua experiência como repórter de TV, e o fotógrafo Alexandre Lombardi, que explicou como é o dia a dia de um fotojornalista, além de relatar um pouco de sua experiência em um jornal diário, opções de cursos, curiosidades e técnicas da profissão.

 

Projovem Adolescente

 

Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sedes, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo destinado a jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e de jovens vinculados ou egressos da proteção social especial. O objetivo é de acolher, acompanhar e motivar os jovens, favorecendo a convivência familiar e comunitária, assim como a continuidade no sistema educacional.

Os jovens participam de três encontros por semana, onde está disponível um orientador social por núcleo, além de facilitadores para as atividades esportivas, culturais e de lazer.

Em Sorocaba existem quatro coletivos com até 25 participantes cada. São eles: Cras Zona Norte I (Parque das Laranjeiras), Cras Zona Norte II (Vila Helena), Cras Zona Oeste I (Jardim Ipiranga) e Cras Zona Oeste II (Nova Esperança). Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3219.1920.

Compartilhe no Whatsapp