da assessoria de imprensa OS2 Comunicação
Ação contou com palestras e consultorias individualizadas, além da parceria com entidades como Banco do Povo, Banco do Brasil, Caixa, ACSO e Sescon-SP.
O Dia do Empreendedor foi comemorado em Sorocaba com uma mobilização da equipe do Sebrae-SP que durou oito horas durante todo sábado, com 16 palestras e consultorias individuais voltadas aos empreendedores de Sorocaba e região. Os participantes também contaram com uma consultoria dos parceiros do evento, como Banco do Brasil, Caixa, ACSO (Associação Comercial de Sorocaba), Banco do Povo e Sescon-SP.
Para Carlos Alberto de Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Sorocaba, o evento teve um resultado positivo, pois tornou-se um verdadeiro “Poupatempo do Empreendedor”, possibilitando aos participantes tirar todo tipo de informação, além de se qualificarem melhor com as palestras oferecidas.
“Durante todo o dia nós tiramos dúvidas com orientações técnicas nas áreas de crédito, jurídica, marketing, formalização, entre outras, e com esta ação o empreendedor ganha tempo e pode avaliar melhor suas estratégias e planejamento e isto é muito importante para o desenvolvimento e sucesso dos negócios”, avalia Freitas.
Já o economista Geraldo César Almeida, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba aprovou a iniciativa do Sebrae-SP. “Eventos como este são importantes para orientar os empresários sorocabanos, que tem o no “DNA” uma história empreendedora, que nasceu com a primeira fundição do Brasil e passou pelo ciclo do Tropeirismo e tornou a cidade um importante polo fabril. Sorocaba mudou muito mas o espírito empreendedor continua e cabe ao poder público criar oportunidades e promover ações como esta, em parceira com o Sebrae-SP, para fomentar o desenvolvimento”.
Oportunidade
Para os amigos José Kirsten, 34, engenheiro mecânico e Paulo Wagner, 28, estudante de engenharia de produção, o Dia do Empreendedor promovido pelo Sebrae-SP representou uma oportunidade singular para amadurecer os planos dos futuros sócios de uma metalúrgica especializada em caldeiraria.
“Nos conhecemos na mesma empresa e já faz um ano que estamos planejando uma sociedade e acreditamos que o planejamento bem estruturado seja um dos pilares do sucesso de uma empresa e esta ação do Dia do Empreendedor possibilitou termos uma verdadeira consultoria com as palestras oferecidas durante todo dia e também com o plantão oferecido pelos parceiros do evento”, comentaram os futuros sócios.
Nos estandes dos parceiros como Banco do Brasil, Caixa, ACSO (Associação Comercial de Sorocaba), Banco do Povo e Sescon-SP, o tira dúvidas ocorreu durante todo o dia.
“A maioria das consultas foram relacionadas a serviços e produtos que o banco disponibiliza aos empreendedores e neste evento nós apresentamos o Microcrédito Produtivo Orientado, uma linha destinada aos empreendedores individuais, com taxa de juros de 0,40% ao mês, onde é possível alocar esses recursos para a compra de mercadorias, matérias-primas, investir em equipamentos, fazer melhorias nas instalações e muito mais”, explica Miguel Fernandes Ribeiro, gerente geral da agência Cerrado do Banco do Brasil.
A força empreendedora
O estado de São Paulo abriga nas áreas cobertas pela rede de escritórios regionais do Sebrae uma população de 41 milhões de habitantes, 2,02 milhões de micro e pequenas empresas, incluindo comércio, serviços, indústrias e pequenas propriedades rurais e 822 mil empreendedores individuais.
Responsáveis em grande medida pelo desenvolvimento e riqueza do estado e com foco principal no mercado doméstico, os pequenos negócios somam 99% das empresas, geram 25% do PIB, 52% dos empregos formais e 40% dos salários pagos pelo setor privado.
“Nosso objetivo com essa ação é mostrar o trabalho da entidade e, ao mesmo tempo, comemorar a data abrindo mais uma de oportunidade de atendimento a quem quer empreender e a milhares de empreendedores, como donos de padarias, bares, restaurantes, indústrias de pequeno porte, prestadores de serviços e varejistas, que muitas vezes ainda não conhecem nossos produtos e serviços, a maioria totalmente gratuitos, ou não têm tempo para procurar orientação presencial em um dos escritórios”, explica o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Data especial para as MPEs
Em 5 de outubro de 1999, quando o governo Fernando Henrique Cardoso instituiu a lei 9.841, nasceu o primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O documento revogava o decreto anterior a respeito do tema (9.317/1996), que dispunha sobre o regime tributário dessas companhias e criava também o Simples Nacional. De acordo com o texto, o então novo registro vinha assegurar às pequenas empresas um tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido, previsto na Constituição Federal. O estatuto de 1999, que deu origem à data na qual o Dia do Empreendedor é comemorado, valeu até a assinatura da lei complementar 123/2006. Sancionada pelo governo Lula, a lei surgiu para tratar de critérios que definissem as micro e pequenas empresas, como suas faixas de rendimento anual e formas pelas quais elas pagariam os tributos. O texto seria novamente alterado em 10 de novembro de 2011, pela lei 139, que vigora até hoje.
Contato para a imprensa:
Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP
Bruno Sales – Assessor de Imprensa
Telefones (15) 3318-1922 / 9-8129-5000
E-mail: sorocaba.sebraesp@grupomaquina.com
Curta a página do Sebrae-SP no Facebook
Siga o Sebrae-SP no Twitter
Atendimento ao cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)