da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O serviço de Saúde está sendo descentralizado em três regiões: Zonas Oeste, Leste/Sul e Norte. Cada uma vai atender, em média, 200 mil habitantes.
O serviço de Saúde está sendo descentralizado em três regiões: Zonas Oeste, Leste/Sul e Norte. Cada uma vai atender, em média, 200 mil habitantes.
Na manhã desta quinta-feira (3), agentes de vigilância sanitária da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba foram recepcionados pelos funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru. A partir de agora, os 8 agentes integrarão a equipe da Regional Leste (Leste), com sede nessa unidade.
A ação faz parte da descentralização das ações e serviços da saúde da Prefeitura de Sorocaba, com o objetivo de melhorá-los e aproximá-los ainda mais da população. Os agentes atuarão também nas UBSs Éden, Vila Sabiá, Brigadeiro Tobias e Aparecidinha. Ainda, na última terça-feira (1), 7 agentes da Zoonoses foram deslocados para a UBS Vila Hortência, sede da Regional Leste (Centro/Sul) e também atenderão nas UBSs Vila Santana, Escola, Barcelona e Vila Haro.
Neste primeiro momento, as equipes da Zoonoses realizarão ações visando ao controle doAedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Entre as atividades estão as visitas preventivas de casa em casa, removendo criadouros, ações de bloqueio em caso de suspeita de dengue e avaliação de densidade larvária. "Com o tempo vamos avançar e incorporar as demais ações da Zoonoses nas regionais", explicou José Luís Chiquito Filho, veterinário da Zoonoses, responsável pela Regional Leste.
Janaína de Camargo, coordenadora da UBS Cajuru, está bastante otimista com a descentralização dos serviços da saúde. "A população vai ganhar muito com isso, pois vamos aumentar ainda mais o acesso aos serviços prestados. Isso só vai enriquecer o nosso trabalho, ainda mais nessa região onde temos uma área rural muito grande e distante", comentou.
Para o agente de vigilância sanitária Célio Vieira, coordenador da equipe da Zoonoses na UBS Cajuru, essa mudança será muito positiva para o atendimento à população. "Será um serviço mais personalizado e mais próximo da comunidade. Todos vão ganhar", destacou.