da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Em sua palestra, o prefeito falou sobre os sucessos das iniciativas de Sorocaba que estimulam as atividades físicas.
O prefeito Vitor Lippi fez, no início da tarde desta quinta-feira (02), a abertura oficial do “Bicicultura 2010”, que acontece no Sorocaba Park Hotel e é considerado o maior evento sobre bicicletas do Brasil. Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e Instituto Pedala Brasil, com apoio do Ministério das Cidades, a programação do evento inclui a realização de palestras, oficinas e vivências, pedaladas e confraternizações, destinadas ao aprimoramento no conhecimento do ciclismo.
Além de participantes de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Bicicultura trouxe a Sorocaba o presidente da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Antônio Miranda, e a presidente do Instituto Pedala Brasil (IPB), Ana Lia de Moraes, além de Cláudio Silva, representante da Secretaria Nacional da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e ainda o prefeito de Rio do Sul (SC), Milton Hobus. Após da solenidade de abertura, Vitor Lippi proferiu palestra falando sobre os programas que fazem de Sorocaba uma "Cidade Educadora, Cidade Saudável". Falou também sobre os programas que estimulam as atividades físicas, como 24 Horas de Caminhada, o Pedala Sorocaba, Pedala Noturno. “O gestor público tem que oferecer programas que estimulem a prática de atividades físicas; deve pensar em uma cidade onde os espaços públicos sejam promotores de uma vida saudável”, disse ele.
De acordo com os organizadores, a escolha de Sorocaba para sediar esta nova etapa do Bicicultura ocorreu justamente por causa das políticas públicas do município voltadas ao incentivo desse meio de transporte. Sorocaba possui atualmente 65 quilômetros de ciclovia e vai chegar aos 100 km até 2012, interligando praticamente todas as regiões da cidade. Além disso, a administração promove frequentemente eventos para estimular o uso da bicicleta pela população.
Além do prefeito Vitor Lippi, também estiveram na cerimônia o presidente da Urbes, Renato Gianolla, e os secretários municipais Jussara Carvalho (Meio Ambiente) e Fernando Furukawa (Finanças). O Bicicultura 2010 prossegue até sábado (04).
Informações também no site bicicultura2010.site.com.br.
Programação - Dia 03 - Sexta Feira
Atividades Simultâneas
Palestras de Ciclistas e Convidados Especiais
Local: Salão Principal do Sorocaba Park Hotel
8h30 – Estatística de acidentes com ciclistas em Santos – Rubens de Oliveira Braga – CICLOSAN
9h – “Del ciclopaseo a las ciclovías en Quito: cuando la temporalidad se hace permanencia” – Alexandra Velasco – Município de Quito - Equador
9h50 – Debate
10h – Intervalo - Cafezinho
10h20 – A experiência do Programa Arte e Bicicleta em Curitiba – Jorge Brand – Bicicletada de Curitiba
10h40 – O atual estágio do Projeto Rio Cidade das Bicicletas - Altamirando Moraes – Subsecretário de Meio Ambiente
11h10 – As propostas de São Paulo para as bicicletas – Representante da CET - SP
11h40 – A experiência do Projeto SAMBA, onde deu certo, onde não – Representante da SERTTEL
12h10 – Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade para Peças de Bicicletas – INMETRO – Eng. Roberto Antunes, ABRADIBI
12h40 – Debates
13h – Encerramento
Mesas Redondas dos Cicloativistas - I
Local: Sala 1 do Centro de Referência em Educação
8h30 – Mesa 1 – Padrões de Estacionamento para o Brasil – paraciclos/bicicletários
Condução: – Thiago Benicchio
O Caso de Mauá – Adilson Alcântara – ASCOBIKE – Mauá
As ações da CP