da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), aderiu ao programa "Dê a mão para o futuro: colabore com a reciclagem e ajude a gerar trabalho e renda", do Governo do Estado, que vai contribuir com a ampliação da coleta seletiva na cidade.
O convênio vai destinar recursos para capacitação, assessoria técnica, ações de educação ambiental e aquisição de equipamentos às cooperativas de reciclagem, provenientes da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla).
De acordo com levantamento da Aihpec, embalagens de produtos industrializados representam cerca de 60% do volume do material obtido pela coleta seletiva. A associação iniciou o programa em 2008 e, até o momento, ele está sendo implantado em 14 cidades de São Paulo e, em desenvolvimento, em outras 11 do Paraná e cinco do Rio de Janeiro.
Em Sorocaba, o convênio viabilizará cursos de capacitação, assessoria técnica e a aquisição de equipamentos para a Central de Reciclagem Zona Oeste, pois Coreso não demonstrou interesse em aderir ao programa. A assessora técnica da Serp, Gislaine Vilas Boas, destacou a parceria como mais uma ação para ampliar o alcance da reciclagem na cidade.
"Recentemente assinamos convênios com a Caixa Econômica Federal e o BNDES para a aquisição de prensas e caminhões, formação de mão-de-obra e ampliação dos espaços de armazenamento", lembra.
A parceria com a Abihpec e a Abipla será desenvolvida pela organização não-governamental Circuito de Interação de Redes Sociais (Circus), cujo cronograma será definido em conjunto pela Prefeitura e as cooperativas.