da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Sorocaba participou na semana passada da etapa estadual da 5ª Conferência da Cidade, que reuniu cerca de duas mil pessoas de todo o Estado no Memorial da América Latina, na capital. O encontro é um espaço de diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil, visando estimular o debate de políticas de desenvolvimento urbano, a partir do tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já". Do grupo que representou Sorocaba, cinco foram eleitos delegados da etapa nacional da Conferência, prevista para os dias 23 e 24 de novembro, em Brasília (DF).
A Conferência da Cidade deve acontecer em todo país a cada dois anos, com um tema único, conforme determina o Estatuto da Cidade, com a participação de representantes do Poder Público, movimentos sociais, organizações não governamentais, universidades, entidades trabalhistas e empresariais, associações de moradores, entre outras. Os debates tem como base os eixos temáticos da Saúde, Educação, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Cultura e Futuro para a Cidade.
Em Sorocaba, a Prefeitura promoveu a etapa municipal da Conferência em 25 de maio, que definiu as propostas e os 25 delegados que representaram a cidade na etapa estadual.
Durante o encontro estadual, o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, representando o governador Geraldo Alckmin, apresentou o decreto - já assinado - que cria o Conselho Estadual das Cidades (Concidades-SP).
O coordenador da Conferência da Cidade em Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, destacou como muito positiva a eleição dos delegados sorocabanos para participar da etapa nacional. "A partir das discussões locais, surgiram propostas que poderão contribuir não só com o atual cenário na nossa cidade, mas também em todo o país", destaca.
A etapa nacional da 5ª Conferência da Cidade deve acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília (DF). Devem representar a cidade no encontro como delegados o servidor municipal Marcos Aparecido Piardi, da Secretaria de Planejamento e Gestão; o vice-presidente regional do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), Ronie Lefloch Barbosa; a professora da Universidade de Sorocaba (Uniso) e integrante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sandra Yukari Shirata Lanças; e o representante da Comunidade Padre Kolping, Michel Soares da Silva; como delegada suplente, foi eleita a representante do Instituto Plenu Cidadania, Claudinéia de Almeida Mira.