da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Fotos na Agência Sorocaba de Notícias
Cerca de cem profissionais de Enfermagem, incluindo técnicos e auxiliares, participaram na última quinta-feira (26), do curso de "Atualização em Tratamento de Feridas", promovido pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).
O evento reuniu profissionais do atendimento especializado, realizado na Policlínica Municipal, e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto-Atendimento (PA) e do Serviço de Acamados no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger" e teve como palestrantes a Enfermeira Estomaterapeuta Liliana Leal, além de Susana Aron e Juliana Savoretto, ambas da representantes da Associação Brasileira de Estomaterapia (TiSOBEST). A abertura foi presidida pelo secretário da Saúde, Armando Raggio.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético da Policlínica, Uiara Kaizer, a proposta de descentralização desse tipo de serviço é uma das razões que levaram à realização do evento. Segundo disse, dos 418 pacientes acompanhados atualmente pelo serviço público, muitos passam pelas Unidades Básicas ou são assistidos pelo Acamados no cuidado das lesões.
Desta vez, a atualização primou pela apresentação teórica, com a apresentação das causas que levam ao desenvolvimento das feridas e ulcerações e as formas de tratamento, que exigem um conhecimento do todo de cada paciente. "Hoje, os métodos científicos para tratamento são de altíssima tecnologia, com coberturas caras, mas muito efetivas e nós temos isso aqui, à disposição dos pacientes", expôs.
A partir desta atualização, os profissionais de enfermagem têm a oportunidade de praticar o aprendizado no Ambulatório do Pé Diabético, de acordo com a disponibilidade de cada UBS. Além de tratamento e limpeza, o local oferece orientação de qualidade de vida e de cuidados com o paciente em casa. Segundo Uiara, as causas mais comuns para o desenvolvimento desses quadros são o sedentarismo, o tabagismo que afetam diretamente o sistema circulatório, as doenças crônicas e a obesidade.