da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Música, bolo, salgadinhos, refrigerantes, convidados ilustres e muita animação. A manhã desta sexta-feira (27) foi mais que especial para os sorocabanos que frequentam a Chácara do Idoso, localizada na Vila Progresso. O espaço, que é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, comemorou o seu 1º aniversário, atendendo cerca de 200 idosos.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio também participou da festa, que teve comidas e bebidas preparadas ou levadas pelos próprios frequentadores. Também participaram a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, a deputada estadual Maria Lúcia, a presidente do FSS, Maria Inês Pannunzio, o secretário de Esportes e Lazer, Francisco Moko Yabiku e ainda a vereadora Neusa Maldonado, além do coordenador do Sesi Sorocaba, Julio Cesar Martins.
Pannunzio parabenizou a todos os frequentadores, destacando a alegria na convivência do espaço, e elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, que coordena as atividades ali desenvolvidas. "É muito bom celebrar um ano de um espaço como este. É um trabalho bonito, que oferece tantas oportunidades de convivência e socialização, que desperta interesse de outros municípios", afirmou o prefeito.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, também ressaltou o trabalho da Prefeitura em promover a convivência dos idosos com inúmeras atividades saudáveis, que contribuem para que tenham mais qualidade de vida. "Fico feliz em ver pessoas que fizeram tanto por nossa cidade, participando ativamente aqui. Espero que cada vez mais possamos ampliar os benefícios a eles", afirmou.
Além do primeiro ano de funcionamento da Chácara do Idoso, a celebração também marcou a formatura de 80 alunos do curso de informática e ainda os aniversariantes dos meses de julho, agosto e setembro. Com duração de três meses, o curso de informática, foi realizado em parceria com o Sesi Sorocaba, no qual os idosos aprenderam a digitar e formatar textos, além de navegar na internet, enviar e receber e-mails.
Atualmente, a Chácara do Idoso conta com 200 frequentadores, que participam gratuitamente de atividades esportivas e de lazer, como dança circular, dança de salão, tai chi chuan, entre outras. O local abriga o Centro de Convivência do Idoso "Dr. José Mussi" e o Centro de Referência do Idoso. Além disso, há um espaço para atendimento psicológico e um local destinado ao trabalho de assistentes sociais e dos representantes do Conselho do Idoso.
Para se tornar sócio da unidade, os interessados devem ter mais de 55 anos, ser residente em Sorocaba e apresentar um atestado médico para atividades físicas, documento com foto, comprovante de endereço e uma foto 3x4. As inscrições podem ser feitas durante o horário de funcionamento da Chácara do Idoso, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outra opção é o Clube do Idoso, que funciona em Pinheiros.