da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Mais de 40 crianças, adolescentes e adultos passaram um Dia da Árvore diferente na manhã deste sábado (21). Após fazer o "Tour das Árvores", no qual conheceram alguns exemplares históricos que vivem em Sorocaba, eles foram ao Parque Natural "Chico Mendes", onde plantaram 40 mudas de árvores, colaborando com a recuperação da vegetação nativa do local. E ainda puderam levar uma muda para casa.
Entre os participantes, estava a professora Solange Freitas Gomes, acompanhada pelos três netos e outras cinco crianças. Ela costuma freqüentar os cursos do "Chico Mendes" que, inclusive, incentivaram-na a criar uma horta na escola em que trabalha. "Já levei daqui para plantar em vaso uma muda de jabuticabeira e uma amoreira, que até já está dando frutos", revela.
Lucas, de 9 anos, confirma a história da avó. "Já comi amora do pé que nasceu do vaso: é muito gostoso!", ressalta. O garoto também se mostrou feliz por ter plantado a primeira árvore com as próprias mãos – uma muda de cedro rosa.
Quem também nunca tinha plantado uma árvore e gostaram da experiência foram as adolescentes Giovana Blasco, Viviane Morcelli e Isabela Gonçalves, todas com 16 anos. Cursando o 2º ano do Ensino Médio, as meninas confessaram que a falta de prática atrapalhou um pouco para colocar a muda na terra da maneira correta, dificuldades que logo foram sanadas com a orientação de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Das três meninas, apenas Viviane já havia visitado o "Chico Mendes" quando mais nova, mas nem se lembrava mais, destacando a beleza do ambiente.
História e preservação
Para os visitantes, o sábado começou com um "Tour das Árvores", na qual eles conheceram alguns dos exemplares históricos de Sorocaba, como uma copaíba, com idade estimada de 187 anos, que está na Vila Barão, um cedro rosa, de 85 anos, que está no Parque Campolim, e uma araucária, com cerca de 100 anos, na Vila Nova Sorocaba.
No "Chico Mendes", o grupo conheceu o viveiro de mudas nativas e frutíferas, distribuídas gratuitamente para população e usadas pela Sema em ações de educação ambiental, arborização urbana e recuperação de áreas de vegetação nativa. Por exemplo, neste sábado foram plantadas 40 mudas de diferentes espécies nativas, como o pau-brasil, paineira, ipê roxo, manacá-da-serra, uvaia, jatobá e sibipiruna.
Antes de irem embora, os visitantes puderam levar uma muda para casa e registrar este Dia da Árvore especial com um carimbo em seus "Passaportes Ambientais". Estiveram presentes na atividade os secretários do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho; da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva; de Esporte, Francisco Moko Yabiku; e da Educação, José Simões.