da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O secretário de Governo e Relações Institucionais (SGRI), João Leandro da Costa Filho, afirmou categoricamente, no início da noite desta sexta-feira (20), que a proposta de emenda do vereador Marinho Marte reduzindo a carga horário das Auxiliares de Educação de 8 para 6 horas será vetada.
João Leandro recebeu uma representante do grupo, que se reuniu em frente ao Palácio dos Tropeiros no final da tarde, e reafirmou que a proposta do parlamentar apresenta vício de iniciativa e se traduz em gastos para o governo municipal. "Portanto, seria uma incoerência, uma insensatez passível de sanções judiciais se deixássemos passar", explicou também ao vereador Izídio de Brito, que acompanhou a servidora.
Na contrapartida de sua explicação, o titular da pasta do Governo disse que o prefeito Antonio Carlos Pannunzio é simpático à reivindicação das auxiliares e estuda todas as possibilidades para resolver a questão; mas não pode permitir que o Legislativo tome frente de um assunto que diz respeito ao Poder Executivo.
João Leandro lembrou, ainda, que o secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, montou uma comissão especial para cuidar desta questão, com a anuência e conhecimento das próprias auxiliares.
"Há uma agenda que tem até o dia 23 de outubro para apresentar os resultados do seu trabalho. Portanto, precisamos aguardar até que tudo seja discutido e as decisões mais acertadas sejam tomadas", disse.
O secretário de Governo reafirmou, também, que a administração municipal tem sido o mais honesta e transparente possível, cumprindo com todos os compromissos assumidos junto à categoria. "Nós não faríamos média com uma questão séria. Tratamos com respeito e carinho", finalizou.
Também em comissão, as auxiliares devem acompanhar o andamento do processo de avaliação de redução da carga horário de trabalho junto à Sedu.