Reino Unido quer parcerias e investimentos em Sorocaba

20/9/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

As oportunidades de negócios entre Brasil e Reino Unido foram o foco central de um encontro realizado nesta quinta-feira (19), na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). O evento trouxe a Sorocaba o UK Trade & Investment (UKTI), um departamento do Consulado Geral Britânico em São Paulo e vários delegados do próprio Consulado.

Além da vice-prefeita e secretária da Juventude, Edith di Giorgi, participaram também secretários municipais, o Saae, a Urbes, o Parque Tecnológico, representantes do Ciesp, Senai, Embraer, Universidades e escolas técnicas. O objetivo do encontro, articulado pela Secretaria municipal de Desenvovlimento Econômico, foi o de divulgar oportunidades de negócios e investimentos entre os dois países, nos mais diversos setores.

No caso em especifico da Prefeitura, os investimentos visam setores estratégicos como transporte, aeroporto, mobilidade urbana, tratamento de resíduos sólidos e o BRT. No entanto, a agenda de negócios abrange também segmentos de petróleo, gás, água e resíduos sólidos, tecnologia, pesquisa e inovação, energias alternativas e educacional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Almeida, abriu o evento falando das inúmeras oportunidades que o Reindo Unido oferece aos brasileiros, por meio do Consulado Geral de São Paulo. "Sorocaba não pode deixar passar, são tantas possibilidades de parcerias para nossas empresas, de investimentos, de transferência de tecnologia e cooperação para as universidades", afirmou.

A vice-prefeita Edith di Giorgi também defendeu o fortalecimento das relações com o Reino Unido, lembrando que dezenas de empresas sorocabanas são exportadoras. "É uma boa oportunidade para estreitarmos essas parcerias, principalmente na questão da tecnologia e inovação que estamos iniciando com o nosso Parque Tecnológico. Sorocaba é uma cidade que se preocupa com o desenvolvimento sustentável, harmônico e essas parcerias podem contribuir muito", afirmou a vice-prefeita.

Conforme destacou Diego Arruda, gerente de Projetos do Science and Innovation Network, mais de 40 empresas brasileiras já abriram escritórios no Reino Unido. Lá, concentra também 3% dos pesquisadores de todo o mundo, atraídos por 4,6 bilhões de libras destinados anualmente para ciências e programas de pesquisas. "O Reino Unido é o segundo maior parceiro do Brasil em ciências", disse.

No final da tarde, os representantes do Consulado foram ao Parque Tecnológico, onde conheceram toda a estrutura voltada à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Visitaram os laboratórios que já trabalham com pesquisas em várias frentes e discutiram a viabilidade de acordos e parcerias, com os parques tecnológicos britânicos. Por meio do Ciesp, uma rodada de negócios deverá ser realizada brevemente, abrindo oportunidades para empresas sorocabanas.

Sobre o UKTI 

O UKTI é o departamento do governo britânico encarregado de ajudar as empresas estrangeiras a iniciar suas operações no Reino Unido e expandir seus negócios no cenário internacional. A equipe do UKTI fornece orientação sobre a legislação corporativa britânica, pesquisa de mercado, informações sobre vistos e contatos com fornecedores, empresas de recrutamento e treinamento de profissionais.

Compartilhe no Whatsapp