Campanha Fique Sabendo realiza 840 testes de HIV

3/12/2010 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba                 

A edição 2010 da Campanha Fique Sabendo, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), realizou 840 testes de HIV. A ação, que teve como objetivo incentivar à adesão ao exame  começou no dia 16 de novembro e chegou ao fim nesta quarta-feira (1º de dezembro), Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Maria Tereza Morales Dib, comemora o resultado da campanha. “Quase 50% do total de exames foram realizados em pessoas que não tinham feito o teste de HIV antes. Nosso grande objetivo é justamente este: oferecer o teste para quem nunca o fez e que não sabe se é positivo ou não. Por isso, a campanha teve uma avaliação positiva”, declara.

Durante o período do Fique Sabendo, unidades de saúde de Sorocaba ofereceram o exame. O atendimento foi feito nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Ônibus da Mulher e do Homem e no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), que funciona na Rua da Penha, 770, que estendeu o horário de atendimento durante a semana até às 20h.

Quem não participou da campanha, pode procurar qualquer uma das UBSs, os Ônibus Rosa e Azul ou o Coas, locais onde o exame é oferecido o ano todo. De acordo com Maria Tereza, a campanha Fique Sabendo em Sorocaba é permanente e quem tiver alguma dúvida sobre o teste pode utilizar o Disque Aids, telefone 3232.2200.

O teste de HIV é um exame de sangue e não é preciso estar de jejum para fazê-lo. “O importante é não ficar em dúvida”, ressalta. Ela lembra que o atendimento é feito por profissionais treinados e capacitados para esclarecer dúvidas e garantir a privacidade do paciente.

Compartilhe no Whatsapp