da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Esta iniciativa é uma forma de garantir a preservação das espécies
Sorocaba possui atualmente 18 árvores imunes ao corte, declaradas pelas leis municipais nº 8.837 de 12/08/2009 e nº 9.123 de 12/05/2010. Os exemplares – três paineiras, quatro jequitibás, cinco copaíbas, quatro jatobás, um cedro rosa e um cambará – estão em ruas, praças, parques e áreas particulares em diferentes regiões da cidade.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), essas árvores são consideradas de interesse especial para proteção em função do porte, espécie, raridade, beleza, histórico ou relação com a comunidade. "As árvores são patrimônios e têm que ser preservadas para as gerações futuras. Além disso, esse é um elemento importante para a educação ambiental. Foi a partir disso que criamos o Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas", explica a secretária Jussara de Lima Carvalho.
Esse trabalho foi feito numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. "Essa iniciativa foi uma forma de garantir a preservação das espécies", explica Welber Smith, diretor de área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
Algumas são árvores centenárias e outras nem tão antigas, mas que são importantes pela sua sombra, frutos e sementes para os pássaros. "Além da beleza, elas protegem o solo da erosão, reduzem o calor com a absorção dos raios solares, aumentam a umidade relativa do ar e oferecem abrigo e local para as aves construírem seus ninhos", conta Jussara.
Outro trabalho que contribuiu para isso foi o da bióloga Lígia Ferreira Fedele, que é responsável pelo catálogo "Conhecendo árvores nativas e centenárias da cidade de Sorocaba". O estudo envolve 13 exemplares de quatro espécies nativas. Destes, nove já estão protegidos ao corte e as demais árvores são estudadas para se tornarem também "Cidadãs Sorocabanas".
Sobre o Tour das Árvores
O Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas é realizado gratuitamente pela Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de apresentar a história e as características de árvores de diferentes espécies que estão espalhadas pela cidade e que muitas vezes passam despercebidas pela população.
Na Praça Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz, há três copaíbas que são imunes ao corte e fazem parte do roteiro do Tour das Árvores. A espécie tem princípios medicinais e ocorre tanto na Mata Atlântica, quanto no Cerrado, mas se desenvolve melhor na mata ciliar.
Outro exemplar é uma Paineira Rosa, de aproximadamente 65 anos, que está plantada na Praça Oxford, no Cerrado. Símbolo da cidade, a árvore possui atualmente 6,30 metros de circunferência. As sementes da Paineira alimentam várias espécies de aves, como as maritacas, por exemplo. Já a paina, que parece um algodão, pode ser usada para o enchimento de travesseiros.
Segue abaixo a relação das árvores que são imunes ao corte:
Cedro Rosa - 79 anos - Parque Campolim
Copaíba - 61 anos - Pça. Márcia Mendes X Av. Santa Cruz
Copaíba - 73 anos - Pça. Márcia Mendes X Av. Santa Cruz
Copaíba - 87 anos - Pça. Márcia Mendes X Av. Santa Cruz
Copaíba - 180 anos - Rua Izantino Guanabara, Vl. Barão
Paineira - 65 anos - Pça. Oxford
Jequitibá - 79 anos - Sistema de Lazer do Jd. Bandeirantes
Jequitibá - 79 anos - Sistema de Lazer do Jd. Bandeirantes
Jequitibá – 149 anos - Casarão do Brigadeiro Tobias
Jequitibá - 90 anos - R. Joana Maria Pereira - Vl. Santana
Jatobá - Rua Mário Monteiro de Carvalho, 48 - Cajuru
Jatobá - Sítio Jatobá - Avenida Paraná, 632, fundos do loteamento Jardim Horizonte - Cajuru
Jatobá - Condomínio San Marcos, Rua Mário Monteiro de Carvalho, 228 - Cajuru
Jatobá - Avenida Victor Andrew, 4.070, em frente ao loteamento Jardim das Azaléias
Paineira Rosa - Rua Angelino Roque, 175 - Cajuru
Paineira Rosa - Rua Daniel da Purificação Vitorino, 60 - Éden
Cambará - terreno particular no lado esquerdo da Estrada dos Carvalhos no sentido à Rodovia Castelo Branco a aproximadamente 30 metros da ponte do Córrego Tapera Grande
Copaíba - em frente à Praça da Rua Aparecido Bispo de Oliveira, Jardim Topázio - Aparecidinha