da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O projeto "Roteiro Educador", desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), recebeu elogios por parte do Dr. Axel Didriksson, pesquisador da Universidad Autónoma de México, Mestre em Estudos Lationoamericanos e Sociólogo, palestrante do 1º Encontro de Cidades Educadoras da América Latina - "El rol de las ciudades para la Inclusión Social", que aconteceu entre 3 e 5 de setembro, em Rosário, na Argentina.
Apresentado pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gestora de Desenvolvimento Educacional, Valderez Soares, a ideia mereceu atenção do educador como uma importante ferramenta de interação educacional. Junto com o Roteiro, que no ano passado atendeu a mais de 23 mil estudantes numa viagem de aprendizado pela história da cidade, in loco, a Sedu apresentou no seminário o projeto "Classes Hospitalares", que leva educação às crianças acamadas, em hospitais. Segundo Valderez, o município de Santos se interessou pelo projeto e deverá visitar Sorocaba para conhecer de perto o atendimento e observar os resultados.
Sorocaba ainda mostrou aos membros dos países participantes o projeto "Viva o Centro", da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), e que, por meio de cartazes, apresentou ao público a proposta de resgate e ocupação da área central da cidade nas ações culturais. Representando a pasta, o oficial de gabinete Regis Massarotto foi porta voz da ideia de que o empoderamento dos espaços públicos é importante fator de desenvolvimento social.
Rede Brasileira
Coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Sorocaba será sede do próximo encontro dos 14 municípios que a integram.
Na reunião, que aconteceu em paralelo ao Encontro realizado em Rosário, definiram-se algumas regras para os trabalhos do grupo; a coordenação por um período de 2 anos, com possibilidade da extensão por mais dois, foi uma das deliberações dos representantes de Belo Horizonte; Campo Novo do Parecis; Caxias do Sul; Itapetininga; Jequié; Porto Alegre; Santiago; Santo André; Santos, São Bernardo do Campo; São Carlos, São Pedro e Vitória, membros da Rede, junto com Sorocaba. O encontro está marcado para o final de novembro. "Será uma oportunidade de traçarmos nossos planos de ação para, de fato, desenvolvermos o conceito de cidade educadora", explicou.
Para o próximo ciclo, que começa em 2014, apenas Santo André manifestou interesse em assumir a coordenadoria. Segundo Valderez Soares, Sorocaba gostaria de manter sua posição frente ao grupo.