Começa a atribuição de vagas aos médicos aprovados em concurso público

5/9/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Primeira sessão ocorreu nesta quarta-feira (4) para clínicos gerais, ginecologistas e pediatras; contratação dos novos profissionais faz parte do projeto da SES em transformar as UBSs em Centros de Atenção Integrada à Saude (CAISs).

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Gestão de Pessoas (Segep), realizou nesta quarta-feira (4), no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, a primeira sessão de atribuição de vagas e horários para os 142 médicos aprovados no concurso público realizado no início deste ano. Nesta etapa, foram convocados 79 profissionais para as vagas de clínico geral, ginecologista e pediatra. Deste total, 60 médicos compareceram.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, abriu a sessão de atribuição de vagas, agradecendo aos profissionais pela presença massiva. Também enalteceu a autorização dada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio de realizar o concurso público e contratar todos os aprovados de uma só vez. "A contratação de 142 médicos para a rede municipal de Saúde é muito significativa, ainda mais neste momento de reorganização da SES. Temos expectativa de renovar o sistema de saúde do município, porque a cidade tem potencial e decisões políticas determinantes e confiamos nos profissionais", comenta o secretário.

De acordo com Raggio, 159 candidatos realizaram a prova e 142 foram aprovados. Nesta primeira atribuição, foram oferecidas 58 vagas para médicos clínicos gerais; seis para pediatras e 15 para ginecologistas, distribuídas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Os médicos têm até 30 dias para trazer toda a documentação necessária. A expectativa da SES é que os novos profissionais comecem a trabalhar na rede até o início do mês de outubro.

Na próxima quarta-feira (11), a partir das 8h30, no mesmo local, será a atribuição de vagas para o cargo de médico plantonista clínico geral. Para a segunda sessão, foram convocados 63 profissionais.

 Atenção integrada à saúde

 A contratação dos novos médicos também faz parte do projeto da SES em reestruturar a atenção primária à saúde, que tem como objetivos ampliar a oferta de serviços de saúde para atendimento de demanda espontânea no município e reduzir a superlotação das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) com casos de baixa complexidade, redirecionando o fluxo de demanda espontânea para as UBSs.

Para isso, o primeiro passo da SES é transformar as UBSs em Centros de Atenção Integrada à Saúde, os CAISs. O projeto ainda está em estudo e até o fim do ano, 15 das 31 UBSs da cidade devem ser transformadas em CAISs. "Com a contratação destes novos profissionais, será possível transformar as UBSs em CAISs. De início, 15 UBSs estratégicas receberão mais funcionários, equipamentos e materiais. Nos CAISs será possível oferecer consultas com especialidades mais simples e diminuir a procura pelas UPHs e pela Policlínica Municipal", explica o secretário da Saúde.

Compartilhe no Whatsapp