da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O projeto "Horta Educativa", que tem como proposta transmitir conceitos, teóricos e práticos, de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural via horticultura para crianças de 4 a 8 anos das escolas municipais começa a se tornar realidade a partir desta terça-feira (3).
Isso porque as 22 Escolas Municipais inscritas no Projeto, de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba e a Secretaria da Educação (Sedu), irão para São Paulo nesta terça-feira (03) realizar uma capacitação para posterior implementação efetiva da horta nas escolas. Três pessoas de cada escola farão a capacitação, que inclui palestras e aulas práticas.
As CEIs 07 "Francisca Moura Pereira da Silva" e 54 "Profª. Sônia Aparecida Machado" implantarão o projeto por meio de convênio com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e as outras 20 unidades, por meio de projeto próprio da Prefeitura de Sorocaba, já que houve grande procura por parte das escolas municipais.
As escolas participantes receberão capacitação, um kit instrumental (com pá, enxada, sementes e sementeiras, rastelo etc) e apostilas para a parte teórica.
O "Horta Educativa" tem como proposta ser um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável das crianças. "A primeira infância é o período decisivo para a formação da personalidade e com o projeto queremos fortalecer o trabalho educacional, criar uma atitude positiva das crianças diante dos alimentos e atingir algumas metas pedagógicas junto a elas, tais como nomear hortaliças e outras plantas, compreender relações, sentir e experimentar e construir e transformar pela ação", explicou a educadora Maria Inês.
Segundo acrescentou a nutricionista da Secretaria da Educação e coordenadora do projeto em Sorocaba, Maria Cristina Antunes de Almeida Dias, para iniciar a horta nas escolas será necessário realizar um processo chamado calagem, que equilibra a acidez do solo. "Este processo demora aproximadamente 30 dias. Após a calagem poderemos iniciar o projeto e a previsão é que até o final de novembro as crianças estejam colhendo as hortaliças", afirmou.