da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A terceira Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Sorocaba começou a funcionar às 7h desta quinta-feira (29). A UPH Zona Leste "Dr. Mário Cândido de Oliveira Gomes" passa a integrar a rede municipal de urgência e emergência e deve realizar, já no primeiro mês de atividades, 18 mil atendimentos. A área de abrangência da nova unidade – regiões Centro-Sul e Leste da cidade – possui cerca de 150 mil habitantes.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, a UPH Zona Leste "completa a logística de atendimentos em urgência e emergência na cidade, já que as três grandes regiões contam agora com uma UPH: Norte, Oeste e Sudeste (Centro-Sul e Leste)".
Segundo dados parciais da coordenação da nova UPH, até as 11h desta quinta-feira (29), a unidade tinha feito 50 atendimentos. A população aprovou e elogiou a nova unidade. "Fui bem atendida desde a hora que cheguei aqui com minha filha até a consulta com o pediatra", comentou Ana Paiva, moradora do Jardim Prestes de Barros. "É uma unidade bonita e acolhedora", falou Luiz Pereira.
A UPH Zona Leste está localizada na avenida Nogueira Padilha, próximo da Rodovia Raposo Tavares e funcionará 24 horas por dia. Oferecerá atendimentos a adultos e crianças, com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria (cinco profissionais por plantão de 12 horas). Na retaguarda, serão 17 leitos disponíveis para observação, sendo 10 para adultos, cinco infantis e dois de isolamento. A unidade conta ainda com setores como laboratório de análises, sala de espera, setor de atendimento e urgência, sala de eletrocardiografia, sala de gesso/imobilização de fraturas, sala de exames radiológicos 24 horas, posto de enfermagem e sala de inalação.
A UPH Zona Leste é gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura, nos moldes da contratualização.