Samba em verso e prosa é atração do Viva do Centro deste domingo

29/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A negritude africana carrega em seu ventre a maternidade do samba, originalmente caracterizado por uma forma de dança acompanhada por frases melódicas. Nascido no Recôncavo Baiano e transportado ao Rio de Janeiro, foi ali que tornou-se notório e deu uma cara internacional à cultura brasileira.

E é o samba que ganha voz e ritmo na edição deste domingo (1) do projeto "Viva o Centro", que acontece na Praça Frei Baraúna, a partir das 10h. Resultado da parceria entre a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e a Velha Guarda do Samba Sorocabano, "A Voz do Samba" traz os grupos Só Bambas, Samba na Boca, Familia Pereira e o  Quinteto da Vila em revezamento nas apresentações que começam as 11h e vão até às 17h.

Segundo a titular da Secult, Jaqueline Gomes, a ideia é homenagear sambistas e apreciadores do samba usando o Centro da cidade como polo de valoração, integração e resgate da cultura e dos valores culturais. O evento não se restringe à musicalidade, mas enfoca, também, a origem, as características, os ícones nacionais de todos os tempos, as ramificações rítmicas e as expressões regionais, místicas e populares,  que o samba ganhou país afora. "Localmente, queremos conhecer e mostrar  as memórias, as histórias e  o legado dos nossos sambistas", comentou Jaqueline.

"A Voz do Samba", a exemplo das rodas de Samba existentes em todo o território nacional, especificamente nos guetos, têm objetivo de uma apresentação coletiva no estilo "Som da Madeira", bem nos moldes tradicionais, onde é imprescindível o destaque das cordas e vozes.

Cada sambista deverá se expressar em verso e prosa, um pouco de sua arte, de sua raiz em um breve depoimento. Como parte desta dinâmica da apresentação cultural, os grupos realizarão um revezamento entre instrumentistas, ritmistas e cantores a valorando o compartilhamento e o espirito coletivo do evento.

Junto à agenda musical, o Viva o Centro ainda oferece espaços para brincadeiras, jogos, área de piquenique e de descanso, aulas de relaxamento e oficinas de pintura e desenho. Desta vez, também haverá apresentação de capoeira pelos grupos Bem Brasil e Liberdade. Todas as atividades são gratuitas.

Compartilhe no Whatsapp