da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Desde o último domingo (25), a convite do ICLEI (Associação Internacional de Governos Locais para a Sustentabilidade), a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, está participando de eventos sobre sustentabilidade no México. Um deles foi a reunião do Comitê Executivo Regional para América Latina e Caribe do ICLEI, da qual Sorocaba faz parte desde 2012, na qual a secretária apresentou exemplos de ações realizadas em Sorocaba, como os projetos de requalificação dos espaços urbanos e integração de políticas de educação ambiental, de recuperação de áreas degradadas, de tratamento dos esgotos, de produção socioambiental de mudas e da revitalização do rio Sorocaba.
"Eles amaram os exemplos mostrados da nossa cidade, principalmente a implantação do Parque das Águas e a produção de mudas nos presídios da cidade", comentou Jussara. Além disso, a secretária do Meio Ambiente citou os plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade, da 1ª Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional e seus Familiares, e dos projetos de educação ambiental realizados para pessoas para todas as idades nos parques municipais.
A secretária Jussara também abordou a participação de Sorocaba nos programas Município Verde Azul e Cidades Sustentáveis, como metodologias a serem adaptadas para utilizar em projetos na América Latina e Caribe, com planos e metas, indicadores e premiação aos melhores classificados. Para a secretária do Meio Ambiente, o Município Verde Azul, por exemplo, está estabelecendo diretrizes importantes para as políticas ambientais de todas as cidades do Estado de São Paulo.
Durante a reunião, também foram definidas quais as responsabilidades de cada integrante do comitê. Sorocaba será responsável por discutir e replicar projetos para a América Latina e Caribe sobre Economia Verde Urbana, que abordem compras públicas sustentáveis, mobilidade urbana e construções sustentáveis.
Além de Sorocaba, são integrantes do comitê Puebla (México), Águas Calientes (México) e Quito (Equador); Belo Horizonte (Brasil) e San Rafael (Costa Rica) são membros observadores. Estiveram presentes na reunião o secretário-geral do ICLEI, Konrad Otto-Zimmermann, a secretária executiva do ICLEI, Florence Laloë, e o diretor executivo do ICLEI México, Edgar Villasenor.
Congresso Nacional do ICLEI
Na sequência, a partir desta terça-feira (27), a secretária Jussara de Lima Carvalho participará do XI Congresso Nacional do ICLEI 2013 "Ciudades Resilientes y Sustentables preparadas ante el Cambio Climático", em Oaxaca de Juarez, também no México. O congresso também englobará a II Feira de Sustentabilidade Municipal, com atividades culturais e estandes de instituições com programas e projetos de sustentabilidade. O evento ocorre até sexta-feira (30).
Inclusive durante o congresso, nesta quinta-feira (29), a secretária Jussara participará da mesa-redonda "Comunidades Felizes e Saudáveis", com o tema "Inclusão, vulnerabilidade social e equidade para alcançar o desenvolvimento sustentável", onde apresentará novamente as ações realizadas em Sorocaba.