Primeiros kits do Passaporte Ambiental foram entregues nesta semana

26/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os primeiros kits educativos do Passaporte Ambiental foram entregues nesta quinta-feira (22), na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ao casal de namorados Daniele Frascareli, de 22 anos, e Diego da Cruz Bochichi, de 23 anos, ambos estudantes de Engenharia Ambiental da Unesp Sorocaba. A premiação foi feita pela equipe de Educação Ambiental da Sema pelo cumprimento de todas as tarefas do passaporte.

Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com diversas empresas instaladas na cidade, o objetivo do passaporte é estimular os sorocabanos a visitarem os parques ecológicos e também a participarem das atividades de Educação Ambiental oferecidas gratuitamente pela administração municipal. Neste primeiro momento, estão sendo distribuídos 60 mil passaportes.

Para Daniele, o Passaportes Ambiental foi um ótimo programa lançado pela Prefeitura de Sorocaba. "Esse é um incentivo para conhecermos as ações que estão sendo realizadas na cidade", comentou. Segundo a universitária, o interesse em participar dessa iniciativa foi para conhecer mais Sorocaba, já que ela é de Pederneiras e o namorado, de Bauru. "Conhecemos vários parques, fiz um plantio com a Unesp e participei do Tour das Árvores, que foi o mais legal, achei muito interessante", elogiou.

O passaporte é um livreto de bolso, no qual a cada visita realizada nos parques ou a participação em uma das ações indicadas a pessoa tem o direito de receber um carimbo na respectiva página. "Essa é uma ideia que foi adaptada de um projeto do Governo do Estado de São Paulo e é uma forma de incentivarmos as pessoas a visitarem os nossos espaços e a participarem das nossas oficinas e ações. Com exceção do Zoo, os nossos parques por exemplo são poucos visitados", explicou a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

A pessoa que adquirir o passaporte tem seis tarefas a cumprir: participar de um plantio com a comunidade, de uma oficina de plantio, do Tour das Árvores, além de visitar os parque da Biquinha, Natural "Chico Mendes" e Água Vermelha "João Câncio Pereira". A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é que futuramente esse passaporte seja ampliado com mais atividades. "Vamos incluir o Jardim Botânico, quando for inaugurado, e o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, além do Tour do Rio e do Cerrado", declarou Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.

A cada visita realizada nos espaços ou a participação de ações indicadas no passaporte, o portador do passaporte tem direito a receber um carimbo na respectiva página. Para isso, basta que o portador se dirija à portaria ou ao centro de educação ambiental do parque e solicite que o passaporte seja carimbado.

Após obter o carimbo em todas as páginas do "Passaporte Ambiental", o munícipe tem direito a um prêmio, com materiais educativos e informativos, camiseta, squezze, copo ecológico, chapéu, saquinhos para plantio e uma muda de uma espécie nativa.

 

Como obter o Passaporte Ambiental

 

As pessoas interessadas em adquirir o Passaporte Ambiental gratuitamente deverão se dirigir, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à Secretaria do Meio Ambiente, localizada na rua Campos Salles, 850, em Pinheiros, ou a um dos cinco parques ecológicos: Água Vermelha "João Câncio Pereira", Biquinha, "Chico Mendes", Ouro Fino e Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros".

O portador do passaporte deverá preencher os campos referentes às informações pessoais antes de iniciar o uso do mesmo. Ele é pessoal e intransferível. Mais informações pelo telefone 3219.2280.

 

 

Serviço:

 

Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira"

Rua România, 150 – Jardim Europa

 

Parque da Biquinha

Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília

 

Parque Natural "Chico Mendes"

Avenida Três de Março, 1.025 - Alto da Boa Vista

 

Parque Ouro Fino

Rua Alexandre Caldini, 265 – Jardim Ouro Fino

 

Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros"

Rua Teodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

 

Secretaria do Meio Ambiente

Rua Campos Salles, 850 – Pinheiros

Compartilhe no Whatsapp