da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
No exercício da profissão, desde que legitimados por órgãos de imprensa e devidamente identificados, profissionais podem acessar prédios públicos com aval dos gestores locais
Uma portaria assinada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio na tarde desta sexta-feira (23) autoriza o acesso e permanência de jornalistas nos próprios municipais no exercício profissional, apenas com a anuência dos responsáveis pelas unidades públicas.
No texto da portaria 22.826, Pannunzio justifica a medida pela obrigatoriedade que norteia as instituições públicas no que diz respeito à divulgação das ações que produzem efeito social e ressalta a importância de que as informações divulgadas pelos meios de comunicação sejam pautadas pela realidade dos fatos.
Defensor do direito à liberdade de informação, Pannunzio afirma que sua atitude visa patentear a transparência com a qual administra a cidade e pela qual expôs e expõe sua postura de vida e homem público.
Neste sentindo, resguardando, também, o direito de profissionais e da população, a portaria veda o acesso da captação de qualquer imagem em locais restritos como salas de aula, consultórios médicos e hospitalares e naquelas unidades que impliquem a quebra da tutela da intimidade e privacidade de crianças, adolescentes e todo e qualquer cidadão.
Mantendo o fluxo de atendimento à imprensa, a portaria garante que todos os questionamentos referentes às matérias jornalísticas que objetivem a cobertura de atos e fatos dependentes de manifestação institucional, devem ser encaminhados previamente.