Experiência bem-sucedida com artesanato no Rio será apresentada em Sorocaba

26/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Nos 12 e 13 de setembro, Sorocaba receberá a fundadora e CEO da Coopa-Roca (Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha), do Rio de Janeiro, Maria Teresa Leal que, há mais de 20 anos, capacita, coordena e gerencia o trabalho de mulheres moradoras da Rocinha, as quais produzem peças artesanais focadas no mercado da Moda e do Design.

Dias 8 e 9 de agosto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba, Maria Inês Moron Pannunzio, se reuniu com Maria Teresa, no Rio de Janeiro, onde conheceu um pouco mais do trabalho desenvolvido pela cooperativa, que tem reconhecimento internacional, para trazer essa experiência de sucesso para Sorocaba, com foco no projeto Viver Arte.

O Viver Arte é uma iniciativa do FSS de Sorocaba e vai capacitar e qualificar os artesãos, visando à promoção da criatividade e qualidade artística nos trabalhos. A grande meta do projeto é a criação de um Mercado de Arte em Sorocaba, no qual os artesãos possam comercializar seus produtos.

Em Sorocaba, Maria Teresa conhecerá o trabalho desenvolvido na cidade com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento artesanal, na valorização profissional, com foco no mercado, como ela mesma explica. "Queremos iniciar um trabalho em Sorocaba com foco na qualificação do produto e do mercado e, desta maneira, gerar novas oportunidades de negócios para os artesãos da cidade. A minha visita à cidade terá por objetivo conhecer as vocações e potenciais locais, além de visitar as universidades, empresas e organizações para juntos somarmos esforços na construção desta nova estratégia", disse.

Ela acrescenta que a Coopa-Roca tem um enfoque profissional que valoriza a produção artesanal apoiada no aperfeiçoamento constante das cooperadas.

Maria Inês Moron Pannunzio, presidente do FSS e idealizadora do Viver Arte, destaca a parceria com a cooperativa. "Acredito que como toda parceria está também será bastante significativa pela experiência da Maria Teresa na área de artesanato. Estamos na expectativa de que o resultado seja produtivo para o artesanato de Sorocaba", ressaltou.

Compartilhe no Whatsapp