Pannunzio recebe o Reitor da Ufscar e os dois visitam o câmpus

22/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu no Paço Municipal a visita do Reitor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Targino de Araujo Filho, que estava acompanhado do diretor do Câmpus Sorocaba, Isaias Torres. Após uma conversa rápida, seguiram para o câmpus da Universidade que fica à margem da rodovia João Leme dos Santos, onde o prefeito conheceu toda a estrutura de atendimento (administrativo, professores e estudantes).

O Reitor apresentou os vários laboratórios a serviço dos estudantes, como os de biologia, de genética molecular e micrologia ambiental, entre outros, além de percorrer todos os departamentos, conhecendo cada ambiente que forma a grande estrutura da Ufscar. Conforme explicou Isaias Torres, atualmente a universidade atende cerca de 3 mil estudantes de Sorocaba e também cidades vizinhas.

Pannunzio, acompanhado do chefe de Gabinete, Rodrigo Maldonado, ainda conheceu as obras de ampliação de três novos blocos que vão abrigar classes voltadas aos cursos de pós-graduação e também as salas dos professores. Ainda de acordo com Isaias Torres, as obras de ampliação que devem ser concluídas no próximo ano, serão suficientes para atender a demanda atual da universade, mas que o projeto é chegar a 10.000 estudantes atendidos.

Após a visita à Ufscar, em companhia do prefeito, o Reitor e o diretor da Ufscar foram conhecer as obras do futuro Jardim Botânico de Sorocaba, que fica no Jardim Dois Corações. A vista panorâmica da cidade encantou o Reitor que elogiou a iniciativa da Prefeitura em criar um espaço tão bonito para a população.

Instituto Federal

Como anunciado recentemente, a Ufscar também vai sediar o Instituto Federal de Educação, escola técnica que ocupará uma área interna na universidade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/São Paulo (IF), que poderá oferecer até 1.200 vagas de ensino técnico profissionalizante, de tecnólogo e de licenciatura, vai começar a atender no prédio de extensão da Ufscar, instalado em Santa Rosália, ao lado do hipermercado Extra, até o fim do ano.

Em reforma, o local será adequado para atender ao IF. De acordo com o professor Isaías, serão 900 metros quadrados de área construída, metade da planta total, para uso dos estudantes do Instituto. Serão criados 7 cursos no período diurno e 7 no noturno. Segundo Iara Bernardi, uma audiência pública de consulta popular vai definir quais os cursos serão oferecidos no município.

Compartilhe no Whatsapp