da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
"O Outubro Rosa este ano não é só rosa, ele é rosa e azul". Foi o que anunciou a coordenadora do grupo Andanças e do evento "Caminhada Outubro Rosa", Elisa Maria de Lima Vieira, durante a reunião com a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, com a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva e representantes das secretarias da Saúde, Esportes e Guarda Municipal, apoiadores da campanha, que aconteceu na tarde desta terça-feira (21).
O movimento conhecido como "Outubro Rosa" é comemorado em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Em Sorocaba, o grupo Andanças realiza todos os anos a tradicional caminhada pela conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama que, este ano, chega a sua 5ª edição e acontecerá no dia 27 de outubro.
A programação ainda está em fase de elaboração, mas as expectativas são muito grandes como explica Elisa. "O Outubro Rosa este ano não é só rosa, ele é rosa e azul porque o câncer de mama é um cuidado de todos: do homem e da mulher. Nossa proposta para este ano, portanto, é chamar a atenção para o homem se tocar também", explicou.
Até agora foram definidas, além da tradicional caminhada, a disponibilização dos serviços do Ônibus do Homem e da Mulher, a iluminação na cor rosa dos prédios históricos, a dança circular e o show do cantor Sérgio Reis. "Estamos fazendo o mapeamento do que pode ser feito durante o mês, mas esperamos um outubro rosado e instigante para que as pessoas busquem o cuidado com a saúde", finalizou Elisa.
"Ressalto a importância do Outubro Rosa como um momento de alerta às pessoas com relação à importância na prevenção ao câncer de mama. O Fundo Social dará todo o apoio necessário para a campanha pela abrangência do tema para a saúde das pessoas", ressaltou Maria Inês.