Pannunzio recebe projeto de novo traçado da ferrovia sorocabana

21/8/2013 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu na manhã desta terça-feira (20), das mãos do assessor da Diretoria de Relações Institucionais da América Latina Logística (ALL), Emanoel Tavares Costa Júnior, o projeto do novo traçado da ferrovia, em Sorocaba. Essa entrega é resultado da intermediação do vereador Muri de Brigadeiro Tobias na relação entre o Executivo e a concessionária da ferrovia, que culminou com a entrega da proposta para mudança do sistema de transportes de carga por trens.

O EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Contorno Ferroviário de Sorocaba, encomendado pela ALL à Acciona Engenharia, traz três opções de instalação do novo sistema ferroviário, desviando o transporte por trem do perímetro urbano da cidade.  O projeto total vislumbra o desenvolvimento da ferrovia a partir do Porto de Santos, em direção ao Mato Grosso do Sul.

A viabilidade do projeto depende da aprovação do Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e só pode ser apresentado pelo município interessado. "Por isso estamos oficializando a entrega do projeto ao senhor, prefeito, a fim de que Sorocaba possa construir um novo caminho para a sua ferrovia", disse Emanoel Júnior.

Aprovado pelo Dnit, aí sim a ALL pode abrir licitação para executar as mudanças propostas.

"Temos todo interesse em colaborar para que esse novo traçado seja uma realidade. Sorocaba cresceu de tal forma que a malha ferroviária tornou-se um obstáculo à mobilidade urbana. Estamos juntos nisso", assegurou Pannunzio. Uma reunião será agendada em Brasília para que Sorocaba possa apresentar sua reivindicação.

Onde e como

Partindo de um único ponto, a região de Iperó, os três traçados previstos no estudo circundam a área urbana de Sorocaba. O primeiro tem 26 quilômetros de extensão, a necessidade da construção de 15 viadutos e não corta qualquer trecho em Área de Proteção Ambiental (APA); nos segundo, de pouco mais de 25 quilômetros de extensão e a previsão de 13 viadutos, e o terceiro, o maior em extensão, com 31 quilômetros de linha e construção de 6 viadutos, há a interferência de APAs. Todas as propostas se estendem até Brigadeiro Tobias.

A mudança significa uma redução imensa nos conflitos urbanos causados pela linha férrea, aumenta a velocidade dos trens que, atualmente, chegam a circular a até 6 km/hora na cidade, ocasionando perdas financeiras e de desempenho no transporte, além de promover a implantação de armazéns logísticos intermodais de transporte, favorecendo a economia local.

Outro aspecto que imprimirá nova dinâmica ao sistema de transporte público no município, segundo o prefeito Pannunzio, é que as linhas desativadas podem ser usadas para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Como se trata de concessão, a partir do momento que um novo traçado passar a operar, o antigo poderá ser cedido para uso do município.

"Isso, certamente, poderia melhorar, e muito, o sistema de transporte da nossa população no eixo leste/oeste, atendendo a um número muito significativo de usuários", comentou Pannunzio que aguarda os próximos dias para ter confirmada a agenda em Brasília, quando poderá protocolar o EVTEA junto ao Dnit, buscando a aprovação para a ALL dar continuidade à proposta. O investimento da ALL deverá ser da ordem de R$ 1 bilhão.

Além do secretário de Governo e Relações Institucionais, João Leandro da Costa Filho, o vereador Muri, de Brigadeiro Tobias, e representantes da Acciona, participaram do encontro.

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